Atualmente, com a evolução da eletrónica de potência, acresce o número de requisitos para uma procura de equipamentos mais pequenos e mais leves. Num conversor os componentes mais volumosos e pesados são os condensadores e as bobinas. Apesar do tamanho destes últimos poder ser reduzido com o aumento das frequências de comutação dos semicondutores, existe um limite teórico para este incremento, sendo que a partir de determinada frequência começam a surgir
problemas de comutação e de interferência eletromagnética. Recorrendo a conversores multinível é possível a redução do tamanho de componentes passivos através de ligações e dos modos de controlo feitos entre os semicondutores.
Neste documento de dissertação é descrito o desenvolvimento de um Novo Conversor Multinível CC-CC para Aplicações de Energias Renováveis, bem como todas as etapas pertinentes para compreensão e conceção deste projeto.
Um Conversor Multinível CC-CC é um dispositivo de eletrónica de potência que permite a interface entre uma fonte de energia renovável com, por exemplo, um inversor ou um banco de baterias.
• Simulações, com recurso ao software PSIM, para o estudo e posteriormente a validação de uma topologia e um método de controlo.
• Desenvolvimento do conversor CC-CC.
• Desenvolvimento do sistema de controlo para o conversor.
• Validação do funcionamento do conversor desenvolvido.