Os sensores de posicionamento são dispositivos de medição linear ou angular da distância percorrida por um corpo a partir de um ponto de referência. Os sensores de posicionamento angular ( angular position sensor - APS) são utilizados em diversas áreas de eletrónica, como Robótica, Mecatrónica ou Automação que se estão a tornar mais populares com a introdução de conceitos como Indústria 4.0.
O mercado de APS tem uma previsão de 8% de taxa de crescimento anual composta, resultando numa avaliação de mercado de 7.3 mil milhões até ao ano 2024, sendo os sistemas do tipo non-contact os mais procurados. Este facto deve-se grande parte à procura de maior eficiência por parte da indústria automobilística. É estimado que a introdução de sistemas E/E para melhoramento de eficiência de automóveis compreenda em 50% do custo de produção de um veículo, incluindo sensores de posicionamento angular.
Existem diversas tecnologias para obter o posicionamento angular. O princípio de funcionamento pode ser categorizado por ótico, indutivo, magnético ou capacitivo. O ambiente hostil a que estes sistemas podem estar submetidos pelo veículo limita a escolha, sendo que estes sensores devem ser robustos e tolerantes à variação de temperatura, vibração, fontes externas de fluxo magnético, limitações mecânicas, entre outros. APS com o princípio de funcionamento baseado em correntes Eddy (também conhecidas como correntes parasitas), têm vindo a demonstrar um grande potencial para a aplicabilidade em automotivos. A caraterística de medições sem contacto e de forma não destrutiva permite, com base nos valores de indutância, definir a posição angular mesmo com variações do seu ambiente.
O projeto pode ser descrito através de um agregado de objetivos, iniciando pelo (1) levantamento das características do sensor com base em correntes Eddy. Nesta etapa, deverão ser reunidas as características dos sinais de output, o entendimento do princípio de funcionamento e as características não-ideais do elemento sensor. Quando reunidas as condições iniciais, é iniciado o processo de (2) design e implementação de uma interface orientada a microcontroladores. Tal como o nome indica, será estudada a melhor implementação de um algoritmo, seja este orientado ao erro ou ao desempenho do microcontrolador, e também efetuada a verificação do mesmo com a ferramenta Matlab. Será necessária a implementação de uma forma de comunicação, sendo favorável a utilização do protocolo CAN. Para o (3) design e implementação de uma interface orientada para automotivos, é necessário um levantamento de requisitos para a aplicabilidade do sistema em automotivos.