Com a explosão dos sistemas IoT (Internet of Things) e a sua proliferação nas mais diversas áreas tecnológicas, existe uma necessidade de consolidar diversas aplicações com múltiplas criticidades em uma única plataforma. Arquiteturas federadas foram descontinuadas por novas plataformas mais sofisticadas devido às necessidades de reduzir o tamanho, peso e consumos energéticos. As restrições de Time-to-market direcionaram o desenvolvimento de novos produtos sobre plataformas que, apesar de apresentam vantagens em capacidades de processamento, ficam a desejar em determinismo do sistema e isolamento das diferentes aplicações. Isto levanta desafios aos mais diversos níveis, que necessitam de ser estudados e colmatados com recurso as diferentes tecnologias existentes. Com o objetivo de atenuar as lacunas, esta dissertação de mestrado visa a implementação de novas funcionalidades, focadas em determinismo do sistema, no TEE uTango (Trusted Execution Environment) sustentado pela recente arquitetura ARMv8-M, recorrendo à tecnologia ARM Trustzone.
* Porting do TEE uTango para a plataforma Nuvoton M2351.
* Estudo apronfudado de técnicas de atenuação de interferências causadas pela partilha de recursos do sistema e a sua aplicabilidade em plataformas low-end.
* Avaliação de possíveis pontos de contenção e o seu impacto na previsibilidade e determinismo do TEE uTango.
* Restruturação do uTango visando a implementação de novas funcionalidades baseados nas técnicas avaliadas com o compromisso de melhorar o determinismo do sistema.