ASPIICS é um novo que irá ser lançado a bordo da missão espacial PROBA-3 da ESA. Nesta missão o external occulter será posicionado no primeiro satélite que está aproximadamente 150 metros em frente do segundo satélite, este irá conter o \textit{optical instrument} (Llorente et al. , 2017). Durante 6 horas, em uma orbita de 19.38 horas, estes satélites irão orbitar em uma formação de máxima precisão com erro entre eles +-15 mm longitudinalmente e +-5 mm transversalmente, constituindo assim um \textit{ externally occulted coronagraph} gigante.
Em (Shestov et. al., 2019) foi utilizado Fortran em conjunto com OpenMP, apesar do uso desta linguagem (Fortran) os resultados não foram totalmente satisfatórios, tendo o procedimento total demorado 10 minutos a processar uma imagem de 2048 x 2048 pixeis em um computador com um processador de 40 Xeon e5-2580 cores, existindo assim a necessidade de otimização do código.
Objectivos:
Neste projeto pretende-se otimizar o codigo já desenvolvido em (Shestov et. al., 2019), podendo assim, sendo a otimização um sucesso, incorporar novas funcionalidades de software ao algoritmo já desenvolvido.
Sendo o principal objetivo estudar as vantagens e desvantagens da utilização de gpu em comparação ao cpu, neste caso e em casos em que o problema é similar a este, e aplicar de forma adequada ao problema proposto.
Palavras chave:
Code Optimization, GPU/CPU, Proba-3 Space Mission, OpenACC code