Atualmente, as preocupações com as alterações climáticas e escassez dos combustíveis fósseis, estão a contribuir para a procura de novas formas de produção de energia elétrica mais limpas e amigas do ambiente. Recentes desenvolvimentos integram equipamentos de eletróncia de potência com tecnologias de informação e comunicação com o intuito de melhorar a controlabilidade e eficiência dos sistemas elétricos.
As microrredes deixam de estar associadas apenas a instalações elétricas de pequenas dimensões em locais remotos, completamente isolados das redes elétricas, e começam a ser alvo de interesse nomeadamente para instalações com requisitos de segurança, continuidade de serviço e qualidade de energia elevados.
As microrredes apresentam características bastante atrativas face às necessidades energéticas, com maior foco em algumas zonas geográficas, de hoje em dia. Cada vez mais existe uma grande aposta no desenvolvimento de microrredes, contudo acarreta um esforço enorme para a sua integração nos sistemas atuais de energia.
Com o intuito de contribuir com o desenvolvimento tecnológico e o desenvolvimento de soluções capazes de mitigar os problemas supracitados, pretende-se desenvolver uma microrrede trifásica baseada em energias renováveis.
Com esta dissertação de mestrado pretende-se o desenvolvimento dos conversores de potência para criação de uma microrrede baseada em energias renováveis, nomeadamente:
Estudo bibliográfico, com levantamento do Estado da Arte das tecnologias associadas às microrredes baseadas em energias renováveis;
Estudo bibliográfico, com levantamento do Estado da Arte dos conversores de potência e algoritmos de controlo para microrredes;
Realização de simulações computacionais dos conversores de potência e respetivos algoritmos de controlo com recurso ao software PSIM;
Desenvolvimento de protótipos laboratoriais dos conversores de potência para a microrrede;
Validação dos conversores de potência em ambiente laboratorial;
Integração dos conversores de potência e validação da microrrede em ambiente laboratorial.