Com o crescimento populacional e consequente aumento dos resíduos gerados a gestão destes tem um papel cada vez mais importante para a sociedade atual. Através de uma gestão de resíduos inteligente e eficiente pretende-se assegurar a limpeza necessária para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos, reduzindo-se assim os problemas sanitários que podem ser gerados pela acumulação de lixo. Para este fim são instalados nas comunidades contentores, tanto à superfície como subterrâneos, com o propósito de albergarem os resíduos domésticos e industriais que uma sociedade moderna produz, até que seja feita a devida recolha pelas entidades municipais. O processo de recolha é simples, à primeira vista, uma vez que basta um camião passar no local onde existem contentores para carregar os resíduos acumulados. No entanto desde o momento em que o camião inicia a sua viagem até que chega ao final da sua rota são muitos os recursos utilizados, desde recursos humanos, desgaste do camião, gastos de combustível, entre outros, e que podem ser poupados se as rotas forem geridas de uma forma inteligente.
Atualmente os camiões partem para o terreno com uma rota predefinida, não sabendo o nível de enchimento dos diversos contentores, sendo que alguns poderão estar sobrelotados, outros totalmente vazios. Sem o conhecimento prévio do seu estado o camião vai gastar recursos numa visita que poderá ser em vão, tornando-se crítico quando os contentores se encontram a dezenas de quilómetros do local de descarga. Por outro lado, sem o conhecimento prévio do conteúdo dos contentores não se evita que estes fiquem cheios durante vários dias, no caso de contentores em áreas mais remotas.
Com a introdução de soluções tecnológicas pode ser feito um planeamento atempado de forma a reduzir os recursos despendidos assim e aumentar a eficiência desta atividade. As rotas podem ser otimizadas através da leitura do nível de enchimento dos contentores, passando o camião apenas nos locais onde é necessária recolha do lixo no dia, levando a uma redução dos recursos utilizados. Por outro lado, com esta solução pode ser previamente constatado se existe uma sobrecarga que obrigue ao esvaziamento de um contentor, não ficando o contentor cheio durante vários dias.
Para esta monitorização propõe-se o desenvolvimento de um dispositivo adequado para Internet of Things que faça a leitura do enchimento através de um sensor ultrassónico. Este sensor será alimentado por uma bateria e deverá reportar as leituras para um sistema centrar através de comunicação Narrowband.
As principais tarefas a serem desenvolvidas nesta dissertação são:
1. Levantamento do estado-da-arte relativo a sensores de enchimento existentes no mercado;
2. Investigação sobre a Internet of Things e implementação da tecnologia Narrowband;
3. Investigação sobre sensores ultrassónicos e desenvolvimento de uma plataforma de testes;
4. Escolha e teste do microcontrolador a ser implementado no sistema;
5. Implementação do sistema proposto;
6. Escrita do documento de dissertação.