Esta dissertação pretende, num plano geral, trazer segurança a um sistema de criticalidade mista. Este sistema é constituído por um hipervisor especializado no isolamento entre VMs, que supervisiona dois sistemas operativos, um GPOS e outro RTOS.
Todo o processo de melhoria de segurança de um sistema envolve o estudo de possíveis vulnerabilidades no sistema (canais de fuga de informação, ou side-channels) e a exploração dessas vulnerabilidades (ataques side-channel). Sendo assim, torna-se necessário, primeiramente, implementar algoritmos que tornem possível a observação de canais de fuga de informação. Depois de observados os canais, são implementados ataques que explorem os canais observados, procedendo-se então à avaliação da capacidade desses canais transmitirem informação crítica.
Numa fase posterior, são propostas diferentes estratégias de mitigação desses canais, sendo novamente avaliados os canais, de forma a serem comparadas as capacidades de transmitir informação crítica antes e depois de terem sido mitigadas.
*Observar canais que transmitam informação crítica entre VMs.
*Replicar os ataques side-channel temporais que explorem a microarquitetura de plataformas ARM.
*Mostrar a eficácia destes ataques quando a segurança do sistema não é assegurada por um hipervisor que forneça isolamento entre VMs.
*Propor diferentes estratégias de mitigação que demonstrem ser relevantes em todas as plataformas ARM, de forma a melhorar a segurança do sistema.