A importância que a energia elétrica tem nos dias de hoje para o desenvolvimento da sociedade leva a que as entidades governamentais invistam no desenvolvimento de soluções, de forma a garantir a produção de energia elétrica para satisfação de todas as necessidades energéticas. Posto isto, toda a análise e investigação que contribua para a evolução desta área é muito importante e, para além do mais, é motivante. Como o trabalho que se pretende desenvolver consiste no desenvolvimento de eletrónica de potência, o fator que proporcionou maior motivação foi o facto de se desenvolver um conversor multifuncional que permite a interface entre uma fonte de energia renovável, um sistema de armazenamento de energia e o barramento CC de um unified power quality conditioner (UPQC). Não menos relevante, foi o facto da necessidade de desenvolver um sistema de controlo, que será integrado com o UPQC e que permitirá implementar um controlador de máxima extração de potência, designado na literatura por maximum power point tracking, e um controlador de carga e descarga do sistema de armazenamento de energia.
A nível pessoal, uma das maiores motivações concerne no facto da possibilidade de se aplicar e desenvolver conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico na área da eletrónica de potência, tanto a nível de desenvolvimento de hardware como de software, e por ir de encontro ao percurso tomado ao longo do curso.
O principal objetivo desta dissertação consiste no desenvolvimento de um conversor CC‑CC para um UPQC trifásico, bem como a sua integração no equipamento final, que será realizada com outras duas dissertações (responsáveis pelo desenvolvimento do UPQC). O conversor a desenvolver permite fazer a interface entre uma fonte de energia renovável, mais propriamente painéis solares fotovoltaicos, e um sistema de armazenamento de energia com o barramento CC de um UPQC. O processo de desenvolvimento do conversor contempla várias etapas, incluindo o desenvolvimento de hardware e de software. Essas etapas consistem em:
§ Análise e investigação relativa aos problemas de qualidade de energia;
§ Análise e estudo da utilização de energias renováveis na atualidade e perspetivas futuras;
§ Conceção do conversor CC‑CC:
· Revisão do estado da arte dos conversores CC‑CC;
· Estudo da melhor topologia para o conversor;
· Estudo das técnicas de controlo dos conversores CC-CC;
· Simulações computacionais do conversor CC‑CC proposto;
· Implementação e validação experimental da topologia final.
§ Integração do sistema desenvolvido com um UPQC, (composto por dois conversores CA‑CC) que resulta de outras duas dissertações.
Todas estas etapas serão elaboradas e acompanhadas pela escrita da dissertação.