�rea Cient�fica: Informática Industrial
Serious game for statistics learning in higher education
Publicada a 2018-01-22
Aluno: Tiago João Dias Barbosa       N�mero: A68571       Email: tijbarbosa@hotmail.com
Data in�cio: 02/10/2017   

Orientador(es):
Nome: Celina Maria Godinho Silva Pinto Leão
Email: cpl@dps.uminho.pt   
Nome: Sérgio Adriano Fernandes Lopes
Email: sergio.lopes@dei.uminho.pt   

Descri��o:

Este trabalho tem como objectivo desenvolver um serious game em Android como uma ferramenta educacional promovendo e demonstrando a aplicabilidade de algumas conceitos de Estatística no dia-a-dia e no exercício de tomada de decisão.

Os serious games são jogos computacionais cuja finalidade metodológica é transmitir conhecimentos científicos e/ou culturais a estudantes e profissionais, permitindo o aprimoramento de técnicas através da prática virtual.

Através de simulações de situações práticas do dia-a-dia, ou situações críticas em ambiente empresarial, estes jogos possibilitam o desenvolvimento de determinadas competências, entre as quais a atenção e desenvolvimento da capacidade de raciocínio. Simultaneamente, são desenvolvidos como ferramentas no processo de aprendizagem aplicados às várias áreas disciplinares, desenvolvendo no âmbito de cada uma, capacidades específicas e estrategicamente direcionadas de forma a transmitir conhecimento aos utilizadores/estudantes.

 

Objectivos:

Deverá ser criado um ambiente desafiador (a ser definido pela equipa, na área de espionagem/tipo CSI, ...) cujas pistas sejam contextualizadas na área de Estatística através de aplicação dos conhecimentos de probabilidade, intervalos de confiança e testes de hipóteses. Desta forma, as atividades de ensino/aprendizagem envolverão tomada de decisão baseadas nestas subáreas da Estatística.

Como complemento, o jogo poderá funcionar no mundo real, numa lógica de geolocalização e realidade aumentada, em dispositivos móveis com GPS, permitindo cenários de jogo para vários utilizadores/estudantes, interagindo uns com os outros e aumentar a atividade no decorrer do jogo.


Objectivos:

 

  1. Revisão do estado da arte em serious games
  2. Escolha do ambiente do jogo e definição da respectiva estrutura
  3. Familiarização com a programação Android
  4. Mapeamento da estrutura do jogo numa estrutura da aplicação
  5. Desenvolvimento da aplicação
  6. Testes e melhoramentos

 


Palavras chave:
Serious games, statistics, higher education, multiplatorm frameworks, game engines

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