Este trabalho tem como objectivo desenvolver um serious game em Android como uma ferramenta educacional promovendo e demonstrando a aplicabilidade de algumas conceitos de Estatística no dia-a-dia e no exercício de tomada de decisão.
Os serious games são jogos computacionais cuja finalidade metodológica é transmitir conhecimentos científicos e/ou culturais a estudantes e profissionais, permitindo o aprimoramento de técnicas através da prática virtual.
Através de simulações de situações práticas do dia-a-dia, ou situações críticas em ambiente empresarial, estes jogos possibilitam o desenvolvimento de determinadas competências, entre as quais a atenção e desenvolvimento da capacidade de raciocínio. Simultaneamente, são desenvolvidos como ferramentas no processo de aprendizagem aplicados às várias áreas disciplinares, desenvolvendo no âmbito de cada uma, capacidades específicas e estrategicamente direcionadas de forma a transmitir conhecimento aos utilizadores/estudantes.
Objectivos:
Deverá ser criado um ambiente desafiador (a ser definido pela equipa, na área de espionagem/tipo CSI, ...) cujas pistas sejam contextualizadas na área de Estatística através de aplicação dos conhecimentos de probabilidade, intervalos de confiança e testes de hipóteses. Desta forma, as atividades de ensino/aprendizagem envolverão tomada de decisão baseadas nestas subáreas da Estatística.
Como complemento, o jogo poderá funcionar no mundo real, numa lógica de geolocalização e realidade aumentada, em dispositivos móveis com GPS, permitindo cenários de jogo para vários utilizadores/estudantes, interagindo uns com os outros e aumentar a atividade no decorrer do jogo.