�rea Cient�fica: Electrónica de Potência
Requalificação Tecnológica do Carro Elétrico Plugin da Universidade do Minho (CEPIUM)
Publicada a 2017-11-16
Aluno: Manuel Freitas da Silva       N�mero: 54377       Email: a54377@alunos.uminho.pt
Data in�cio: 11/09/2017   

Orientador(es):
Nome: José Gabriel Oliveira Pinto
Email: gabriel.pinto@algoritmi.uminho.pt   

Descri��o:

O principal objetivo desta dissertação de Mestrado, consiste em fazer algumas transformações tecnológicas ao Carro Elétrico Plug-In da Universidade do Minho (CEPIUM) por forma a otimizar o seu desempenho.


Objectivos:

Substituição do pack atual composto por baterias de ácido de chumbo por baterias de LiFePO4; Montar e testar um sistema BMS (Battery Management System) por forma a garantir uma ótima utilização da energia existente nas baterias LiFePO4 e prolongar o tempo de vida das mesmas; Aplicar um sistema de Controlo Direto de Binário (DTC – Direct Torque Control) no sentido do CEPIUM ter um comportamento idêntico aos automóveis atuais com motor de combustão interna; Desenvolvimento de um sistema de carregamento de baterias on-board, equipado com uma ficha IEC 62196-2, para facilitar o carregamento do CEPIUM nos postos já existentes; Estudar um conversor de potência com a possibilidade de recuperar a energia da travagem.


Palavras chave:
Baterias, BMS (Battery Management System), DTC (Direct Torque Control), DSP (Digital Signal Processor), Carregadores On-board, Conversor CC/CA, Conversor CA/CC.

Copyright © DEI Universidade do Minho - Todos os direitos reservados
Powered byNetmove