A dissertação propõe a expansão de uma framework de virtualização baseada em hardware numa configuração singlecore para uma configuração multicore. A tecnologia ARM TrustZone é explorada e utilizada pela framework já existente como uma extensão de virtualização do próprio processador, garantindo a execução assimétrica de um GPOS e de um RTOS. Esta dissertação tem por objetivo implementar uma configuração Assymetric Multi Processing (AMP) numa abordagem direta: dual guest, dual core. Será também explorada a implementação de diversas configurações multicore menos comuns, de forma a generalizar a framework de virtualização existente.
- Expansão da framework para uma configuração multicore AMP.
- Implementação de mecanismos de comunicação multicore inter-core seguindo o protocolo Publish/Subscribe.
- Exploração de possíveis configurações multicore a implementar na framework, sendo que as mesmas terão como base a configuração multicore AMP, modificando apenas o modo como o GPOS é utilizado (SMP, multi GPOS no core secundário, multi GPOS em multi cores).
- Avaliação das configurações implementadas em comparação entre si mesmas e entre a framework original. Avaliação realizada em termos de footprint, métricas real-time (RTOS no core primário) e throughput.