�rea Cient�fica: Robótica
Estratégia de coordenação e cooperação de sistemas Multi-Agente
Publicada a 2016-01-25
Aluno: Hélder Ricardo Freitas Ribeiro       N�mero: 58795       Email: a58795@alunos.uminho.pt
Data in�cio: 01/10/2015   

Orientador(es):
Nome: A. Fernando Ribeiro
Email: fernando@dei.uminho.pt   

Descri��o:

Nesta dissertação pretende-se estudar e desenvolver um sistema de coordenação e cooperação de multi-agentes, de forma a trabalharem em equipa. O sistema funciona autonomamente, é responsável por exibir informações sobre o estado dos robôs (como posição no campo, posição da bola, posição dos obstáculos, informações sobre o hardware de cada robô, etc.), para além de exibir essas informações pretendes-se que seja responsável pela definição da estratégia da equipa, alterando o posicionamento dos robôs, e os seus papéis durante o decorrer do jogo. Terá de ter funcionalidades para criar e editar táticas dinamicamente (sem necessidade de recompilação de código), assim como gravação e reprodução dos jogos, com base nos registos adquiridos durante os mesmos. Uma função inovadora deste sistema, será a utilização da informação adquirida durante o jogo, para uma autoaprendizagem da máquina, para que seja capaz de melhorar as táticas e posições dos robôs, de forma a aumentar e potenciar a cooperação da equipa e o seu objectivo final que é marcar golos.Para maximizar a coordenação são criadas células de Voronoi, juntamente com a Triangulação de Delaunay, de maneira a ser mais fácil e eficaz atribuir jogadas e estratégias relativamente à posição em campo. Será também usado o algoritmo A*, para planeamento de trajetórias.Por último o sistema é também responsável por processar os comandos recebidos pela RefBox (informando os robôs de ocorrências do jogo, como golos, faltas, cantos, foras, etc.).


Objectivos:

O principal objetivo desta dissertação passa por criar uma nova Base Station, capaz de criar e inovar estratégias de jogo para a Minho Team.Esta Base Station deverá ser capaz de melhorar a coordenação e cooperação entre os robôs da Minho Team. Deverá também ser totalmente parametrizável, isto é, permitir a criação de estratégias e táticas dinamicamente, sem necessidade de recompilação de código. 
É tambem objetivo disponibilizar o código desenvolvido no âmbito desta dissertação de mestrado, com a comunidade, de forma a contribuir para a evolução do estado da arte da robótica e da liga MSL do RoboCup. Para a obtenção dos objetivos propostos, o trabalho de investigação será dividido em tarefas pré-definas, que são apresentadas em seguida:

  • Desenvolvimento de novo Protocolo de Comunicações Incorporação do software Real Time DataBase Desenvolvimento simulador Visualização 3D do campo, jogadores e bola Edição estratégias/campo/jogo 2D Criação de RefBox para uso offline/local Uso da metodologia Voronoi Cells, para auxílio de atribuição de papéis relativos à posição em campo Uso de Triangulação de Delaunay, para auxílio de atribuição de papéis de jogo A* Algorithm, para planeamento de trajetórias Criação de Modo Simulador Criação de Modo Reprodução Algoritmos de Aprendizagem, para definição de escolha de estratégias Modo Edição/Configuração Testes de software Escrita dissertação

 

 


Palavras chave:
Coordenação, Cooperação, Base Station, MSL, Futebol robótico

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