A distribuição e entrega de energia elétrica, hoje em dia, acarreta vários problemas que podem levar ao funcionamento defeituoso de equipamentos elétricos e por vezes, danificar os mesmos e/ou produtos que estão dependentes do seu bom funcionamento. Para resolver eficazmente problemas de Qualidade de Energia Elétrica (QEE) associados às instalações elétricas, é necessário em primeira instância identificar os problemas, para este efeito são indispensáveis os Monitorizadores de QEE. Em segundo lugar, se possível, deve-se verificar quais as causas dos problemas de QEE. Numa última etapa deve se determinar as soluções mais eficazes tendo em consideração os dados fornecidos pelos Monitorizadores.
É importante denotar dentro desta temática que cada vez mais, a indústria necessita não só de equipamentos de monotorização instantânea (sem memória), como também aparelhos que possibilitem uma ligação ininterruptamente às linhas elétricas. Estes tendo a missão de adquirir e gravar em memória informações sobre fenómenos rápidos que ocorrem sobre as linhas elétricas, como é o exemplo as interrupções momentâneas e cavas de tensão. Por outro lado, se possível, enviar os dados registados para uma central de dados, para possibilitar uma posterior avaliação por engenheiros eletrotécnicos responsáveis pela QEE da empresa e ainda, poderem ser avaliados por responsáveis da empresa transportadora de energia elétrica.
Para efetivar tudo isto, os sistemas de monitorização deverão possuir características únicas. Assim sendo, precisam de ser compactos, robustos, de simples utilização e, como característica mais importante, devem ser de baixo custo. Estes são os aspetos em foco para que a sua integração, na rede elétrica, seja um êxito. Visto que, a necessidade, da integração destes sistemas de vigilância nas linhas de distribuição de energia elétrica é constante. Será assim possível obter a melhor solução para os problemas associados à rede elétrica, de forma a haver melhorias na distribuição de energia elétrica.
Importa notar que este trabalho de mestrado, almeja obter um produto final, que possua uma comunicação wireless entre o sistema de aquisição de sinal e o monitorizador. Posto isto, será necessário desenvolver o hardware de aquisição de sinal, assim como o software adjacente para o Digital Signal Processor (DSP). E ainda, um sistema de monotorização para a Raspberry Pi 2 (ou equivalente), com um LCD (liquid crystal display) touch screen, que executa uma troca de dados com o sistema de aquisição de sinal.
Em suma, quando algum evento anormal ocorrer sobre as linhas e existir a necessidade de apurar as causas poderá, através de sistemas de vigilância inteligente atender a essa carência, pois os sistemas tem por função a capacidades de envio de dados aos clientes quando algum evento ocorrer sobre as instalações elétricas em questão ou sobre as linhas de distribuição de energia. Podendo ainda avisar as distribuidoras de energia sobre estes eventos, de modo a atribuir responsabilidades e para que a solução destes seja o mais eficaz possível.