Quando são projetados os automóveis modernos, um dos objetivos é a atenuação ou cancelamento dos níveis de ruído do habitáculo. Um dos inconvenientes associados a esta filosofia é a sistemática alteração do som produzido dentro do habitáculo, servindo os condutores como pista auxiliar para estimar a velocidade, e por vezes negligenciada. Esta alteração da perceção da velocidade conduz a uma tendência para conduzir a velocidades superiores e, consequentemente, a um aumento do risco de fatalidades. Desempenha, por isso, um papel importante na segurança rodoviária.
Pretende-se desenvolver um emulador de som interior para automóveis com motor de combustão interna (MCI). A construção deste protótipo permite fazer a aquisição de parâmetros do motor por parte da centralina (ECU), através da execução de um protocolo de comunicação OBD-II entre a ECU e o hardware específico. Este último faz o processamento dos parâmetros do motor obtidos em tempo-real, para posteriormente proceder à emulação do som de acordo com o estágio de funcionamento do motor. O som é reproduzido no habitáculo, através do auxílio do sistema de áudio incorporado no automóvel.
Declarada a necessidade de uma aposta específica nos MCI, pretende-se desenvolver um emulador de som interior para automóveis com MCI. Este sistema terá de ser capaz de replicar o som produzido por um MCI. O condutor recorrerá deste som para o auxílio da sua condução. O som será reproduzido no interior do habitáculo automóvel, através do sistema de áudio incorporado.