Uma das principais características da visão humana é a sua capacidade de perceber o mundo em seu redor de forma tridimensional com aparente facilidade. A abordagem computacional do problema da perceção tridimensional humana é uma tarefa bastante complexa e tem sido base para diversos trabalhos na área da visão por computador. Numa altura em que a as impressoras 3D chegam aos utilizadores comuns a demanda por conteúdos 3D tem aumentado. Áreas como a computação gráfica, realidade virtual, preservação e restauro, robótica e mesmo a medicina, tem uma grande necessidade nestes conteúdos para as suas tarefas. Surge então a necessidade de criar soluções intuitivas e práticas para todos os utilizadores, de forma a facilitar a criação de conteúdos 3D. O exponencial crescimento do mercado dos dispositivos móveis aliado às suas capacidades atuais, abrem um conjunto de novas oportunidades na área da reconstrução tridimensional.
Este projeto de dissertação tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma solução de reconstrução 3D baseado em dispositivos móveis, capaz de realizar a leitura tridimensional de um objeto em tempo real.
- Estudo do estado da arte das tecnologias de reconstrução tridimensional existentes e respetivos algoritmos;
- Estudo da documentação da plataforma móvel, com foco para os sensores inerciais;
- Estudo de algoritmos de fusão sensorial para estimar posição do dispositivo móvel;
- Estudo da biblioteca Opengl para o desenho tridimensional;
- Implementação e validação dos algoritmos de reconstrução 3D:
- Testes em ambiente real;
- Escrita da dissertação