Uma das fases críticas ao adotar um design flow típico Hw/Sw co-design é o desenvolvimento e integração de aceleradores dedicados. Uma possibilidade para agilizar este processo passa pelo reaproveitamento e comercialização de IPs, sendo assim possível diminuir o tempo de desenvolvimento do protótipo e consequentemente diminuir o time-to-market.
Assim sendo impõe-se a necessidade de criar ferramentas que agilizem o processo Hw/Sw co-design, nesse sentido esta dissertação tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma framework compatível com o standard IP-XACT, permitindo assim fazer a gestão das várias fases do design flow para um domínio específico de aplicações. Com isto é possível aumentar a compatibilidade das ferramentas de design, e agilizar os processos de validação, permitindo a reutilização de IPs e sistemas já desenvolvidos e testados.
O desenvolvimento desta framework para além de, tal como citado vir a possibilitar a reutilização de IPs e a gestão de um repositório para um domínio especifico de aplicações, intenta também dar suporte a um conjunto de ferramentasexternas que visem a validação do sistema, oferecendo ao designer uma ambiente de co-simulação. Com isto é possível fornecer ao designer uma maior solidez no desenvolvimento deste tipo de sistemas como também fornecer um conjunto de serviços que proporcionam uma maior fiabilidade do sistema desenvolvido, agilizando e automatizando o processo de validação.
O primeiro objetivo passa por criar um caso de estudo, isto é, desenvolver uma aplicação híbrida, seguindo um design flow típico HW/SW e o seu modelo de validação. Para com isto identificar quais as fases que podem ser automatizadas e identificar métricas de validação de sistema.
O segundo objetivo é a construção de um repositório para gestão de sistemas com componentes de hardware e software num contexto de desenvolvimento de sistemas híbridos, que seja capaz de gerir toda a informação relativa a um IP (metadados, modelos comportamentais, HDL, datasheets, etc), assim como drivers e APIs e estágios do hardware de um domínio especifico. Este repositório será compatível com o standard IP-XACT e permitirá ao utilizador criar uma toolchain para dar suporte ao desenvolvimento do seu sistema, mediante as suas necessidades recorrendo à informação presente no repositório.
O terceiro e último objetivo visa dar suporte a um ambiente de co-simulação para a validação do seu sistema. Para isso a framework irá recorrer a mecanismos de integração de ferramentas externas para validação de hardware e software.