�rea Cient�fica: Electrónica de Potência
Desenvolvimento de um Sistema Ativo de Gestão de Baterias para Aplicações de Mobilidade Elétrica
Publicada a 2015-01-23
Aluno: Pedro Jorge Oliveira Alves       N�mero: 58737       Email: a58737@alunos.uminho.pt
Data in�cio: 20/11/2014   

Orientador(es):
Nome: João Luiz Afonso
Email: jla@dei.uminho.pt   

Descri��o:

 

Os problemas ambientais e energéticos são um dos principais fatores que contribuem para a aposta na mobilidade elétrica, particularmente, para o desenvolvimento de Veículos Elétricos (VE). Além desses fatores, é também importante que as soluções tecnológicas desses VEs sejam eficientes, para que possa existir uma aposta efetiva no desenvolvimento de VEs [1].

O componente chave de um VE é a bateria, a qual, não só determina a autonomia do veículo, mas também influencia o custo do VE [2], e consequentemente a aposta efetiva em VEs. Tipicamente, as baterias de um VE estão agrupadas em série e paralelo de forma a satisfazer as necessidades do VE a nível dos conversores de eletrónica de potência. Contudo, devido ao agrupamento das baterias, surgem desequilíbrios entre as diferentes baterias, representando uma grande ameaça para a vida útil do conjunto de baterias, uma vez que é prejudicada a capacidade de cada bateria e respetivo tempo de vida útil [3].

Hoje em dia, existe um grande interesse na exploração de novas tecnologias eletroquímicas para melhorar o desempenho da bateria. Contudo, independentemente da tecnologia das baterias, é indispensável utilizar um sistema de gestão de baterias, denominado na literatura por Battery Management System (BMS).

Assim, o BMS é o elemento chave dos sistemas de armazenamento de energia para VEs [2], uma vez que realiza diversas tarefas, das quais a mais importante é o balanceamento de carga entre as diferentes baterias. Outras tarefas importantes realizadas pelo BMS estão relacionadas com a medição e controlo da tensão, corrente e temperatura das baterias, assim como a estimação do estado de carga (State-of-charge, SoC) e do estado da vida útil (State-of-Health, SoH) [2]. Sem o sistema de balanceamento, as tensões das baterias vão-se diferenciar ao longo do tempo, relacionando diretamente a capacidade de cada bateria.

Atualmente existem várias topologias de circuitos elétricos que permitem efetuar o balanceamento das baterias. Como apresentado em [4] e [5] estes circuitos estão classificados quanto ao método de balanceamento, ou seja, métodos ativos ou passivos. O método passivo de balanceamento consiste em remover carga de uma determinada bateria através de um elemento passivo (resistência) até que todas as baterias estejam com o mesmo valor de carga [2]. O método ativo de balanceamento consiste em remover energia das baterias com maior carga e distribuir essa energia pelas baterias com menor carga. É importante ressalvar que para o balanceamento ativo da bateria podem ser usados diferentes elementos para armazenar energia (condensadores e bobinas) [2].

Tendo em conta que os ganhos energéticos do balanceamento ativo são bastante superiores ao balanceamento passivo, nesta dissertação propõe-se o desenvolvimento de um BMS com balanceamento ativo. O principal circuito que permite efetuar o balanceamento ativo está identificado na literatura por Shuttling Capacitor Balancing, que se classificam em quatro configurações: Switched Capacitor (SC), Double-Tiered Switched Capacitor (DTSC), Single Switched Capacitor (SSC) e Modularized Switched Capacitor (MSC) [3].

Partindo deste circuito de BMS com balanceamento ativo, no âmbito desta dissertação, pretende-se:

- Estudo do estado da arte sobre BMSs. Neste ponto será recolhida informação bibliográfica sobre BMS, informações sobre as diferentes configurações e aplicações em veículos elétricos.

- Simulações das diversas configurações sobre BMSs. Depois do estudo sobre BMSs, serão simuladas algumas configurações com recurso à ferramenta PSIM.

- Implementação de uma das configurações de BMSs. Após a simulação e análise das diversas configurações de BMS, será escolhida uma configuração para implementar. A implementação é constituída por uma parte de hardware e outra de software.

- Obtenção de resultados experimentais. Feita a implementação e validado o seu funcionamento, serão retirados e analisados os resultados experimentais.

- Escrita da dissertação. Durante as fases de desenvolvimento deste projeto, será documentado cada passo que constituirá esta dissertação.

 


Objectivos:

 

Esta proposta pretende dar continuidade a uma linha de investigação já iniciada na área dos Veículos Elétricos no GEPE-UM (Grupo de Eletrónica de Potência e Energia da Universidade do Minho). Com a utilização de bancos de baterias em veículos elétricos é imprescindível que os mesmos estejam equipados com sistemas BMS (Battery Management System). Estes sistemas têm como funções primordiais:

-    Controlar a carga em cada bateria;

-    Realizar a gestão do carregamento individual de cada bateria;

-    Distribuir a energia de forma igual por todas as baterias;

-    Realizar a comunicação com um PC;

-    Realizar a proteção individual de cada bateria.

No entanto, existem BMSs com características diferentes das referidas, e que são específicas de cada sistema, como por exemplo, os modos de comunicação com o utilizador.

Este trabalho envolverá as seguintes tarefas:

  • Pesquisa bibliográfica sobre o estado da arte de BMSs, nomeadamente o modo como é feita a distribuição de carga por cada bateria. (1 mês)
  • Realização de simulações computacionais sobre o sistema BMS mais indicado, e que mais se adapta às diferentes tecnologias de baterias, utilizando PSIM. (1 mês)
  • Estudo da plataforma para desenvolvimento do sistema de controlo a ser implementado (DSP/microcontrolador). (1mês)
  • Projeto do sistema BMS simulado. (1 mês)
  • Implementação de toda a eletrónica e sistema de controlo necessário para a aquisição e processamento de sinal, e para atuação sobre as baterias. (4 meses)
  • Testes do sistema desenvolvido na gestão de um banco de baterias, com obtenção de resultados para um caso real de utilização das baterias. (1mês)
  • Escrita da dissertação de Mestrado. (2 meses)
  • Escrita de um Artigo Técnico.

 


Links importantes:
http://gepe.dei.uminho.pt/

Palavras chave:
Energia Elétrica, Battery Management System (BMS), Veículo Elétrico.

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