A diversidade de protocolos, formatos e especificidades de configuração utilizados pelos fabricantes de câmaras IP fez surgir a necessidade de normalizar a interacção entre dispositivos. Foi nesse contexto que surgiu o ONVIF, a norma para comunicação entre dispositivos multimédia mais adoptada no mercado.
O Android é o sistema operativo mais utilizado em smartphones e tablets, e os interfaces touch são uma forma ideal de lidar com algumas funcionalidades das câmaras de vídeo ONVIF, como por exemplo fazer Pan, Tilt e Zoom e aceder aos streams multimédia. Este trabalho pretende explorar as potencialidades de user-interface da plataforma Android para implementar uma aplicação intuitiva e adaptável a diferentes tamanhos de ecrã.
No entanto, o ONVIF é baseado em normas de web services SOAP, o que o torna bastante pesado em termos computacionais, sobretudo para dispositivos móveis. Um dos aspectos mais críticos é a serialização/de-serialização de dados XML. Por isso, pretende-se fazer a comunicação através de um web service REST já existente. A filosofia REST é muito mais leve em termos computacionais pois utiliza formatos de dados mais simples e compactos directamente sobre HTTP.
Neste trabalho pretende-se desenvolver uma aplicação que tire partido da sofisticada biblioteca de user-interface do Android e recolher métricas de desempenho. A utilidade desta aplicação pode ir desde a simples configuração e acesso a câmaras ONVIF, passando pela demonstração/teste de funcionalidades de ONVIF, até à monitorização remota de espaços.
1. Introdução à filosofia REST e ao web service existente.
2. Estudo e teste das APIs Android de suporte à comunicação HTTP.
3. Implementação de uma aplicação mínima para demonstração de conceito utilizando a API escolhida.
4. Desenvolvimento e teste da camada de software que expõe o web service como uma API Java.
5. Análise das funcionalidades de UI Android que permitam à aplicação fornecer uma interface simples e intuitiva.
6. Desenho da estrutura da aplicação
7. Desenvolvimento da aplicação final
8. Teste da aplicação com diversas câmaras ONVIF.