Estudo comparativo dos conversores Sepic e Flyback, para aplicações de otimização de potência para instalações solares fotovoltaicas. Pretende-se fazer um estudo ao nível do desempenho, rendimento e custo do conversor Sepic face às soluções mais convencionais baseadas no conversor Flyback. O estudo será direcionado à aplicação dos conversores em soluções de otimização de potência produzida por painéis solares fotovoltaicos.
Efetuar um estudo sobre dois tipos de conversores, o Sepic (isolado) e o Flyback para aumentar o aproveitamento da energia produzida pelas instalações fotovoltaicas reduzindo o efeito de sombra e compensando as diferenças entre painéis individuais.
Implementar, analisar e testar cada um dos conversores e verificar o seu funcionamento, o seu desempenho, o seu rendimento e o seu custo.
Testar cada um dos conversores em condições reais de operação (ligados a um painel solar fotovoltaico) utilizando o mesmo algoritmo de MPPT.
Comparar os resultados obtidos para verificar se o investimento numa topologia mais complexa como é o caso do conversor Sepic (isolado) poderá compensar face às topologias mais simples e mais convencionais nestes sistemas como é o caso do conversor Flyback.