A monitorização de sinais geológicos subterrâneos é um desafio que diversas empresas tentam solucionar. Existem actualmente diversas soluções mas, na sua maioria, a recolha de dados é efectuada à custa da utilização de cabos colocados no interior das sondas de medida.
No que diz respeito a soluções para funcionar em meio livre, podem ser utilizados sistemas ópticos ou de rádio-frequência. No entanto, uma vez que o meio de propagação é bastante exíguo, será necessário estudar uma solução que se possa adaptar a este meio em particular.
Esta proposta pretende utilizar os conhecimentos existentes actualmente no DEI para desenvolver soluções de comunicação remota, para permitir o envio de dados recolhidos no subsolo para a superfície.
Com este projecto pretende-se modificar o sistema de comunicação e de alimentação de uma sonda de geotecnia. Pretende-se que o candidato desenvolva uma plataforma para comunicação sem fios que permita enviar dados geológicos, adquiridos por diversos sensores, para uma estação base. Serão exploradas técnicas que permitam dotar a plataforma de aquisição de uma capacidade de comunicação adaptada aos requisitos deste tipo de sistemas, sendo um dos requisitos principais a eliminação dos cabos de alimentação e envio/recepção de dados.