Grande parte dos accionamentos de cargas mecânicas é feita a partir de motores térmicos. Por exemplo, os veículos
motorizados são na sua esmagadora maioria movidos por motores que queimam combustíveis, contribuindo para
emissão de substâncias poluentes e para o aquecimento global do planeta. Além disso, o mercado de produtos
petrolíferos é muito instável, causando constantes alterações nos preços desses produtos. Torna-se assim atraente a
ideia de utilizar máquinas eléctricas como meios de accionamento de cargas mecânicas, pois possuem elevado
rendimento e a energia eléctrica em si, não é poluente.
Estima-se que aproximadamente 60% a 65% da energia eléctrica gerada seja usada por máquinas. Por exemplo, as bombas e
Ventoinhas, são dispositivos fundamentais pois actuam em todas as áreas de consumo, habitacional, industrial, serviços e
transportes. O custo de um motor e a sua manutenção é muito reduzido comparativamente com o custo de energia por ele usada
no seu tempo de vida.
A motivação deste trabalho foi então estudar, simular e implementar um accionamento de velocidade variável
para um motor eléctrico capaz de fazer frenagem com recuperação de energia, com vista a aumentar o rendimento energético.
Plano de trabalhos:
Inicio: Fim: Descrição da actividade:
Outubro-2010 Dezembro-2010 Estudo do estado da arte
Outubro-2010 Dezembro-2010 Estudo do motor de indução
Janeiro-2011 Janeiro-2011 Simulação do conversor de potencia
Janeiro-2011 Fevereiro-2011 Programação do microcontrolador
Fevereiro-2011 Março-2011 Testes e resultados praticos
Outubro-2010 Maio-2011 Escrita do documento
Referências:
[1] Trzynadlowski M. Andrzej, Control of Induction Motors, 1st ed.: Academic Press, 2000.
[2] Bimal M. Bose, Power Electronics and Motor Drives - Advances and Trends.: Academic Press, 2006.
[3] Bimal K. Bose, Modern Power Electronics and AC Drives.: Prentice Hall, 2002.
[4] Russel. J. Kerkman, "AC Drives: Year 2000 (Y2K) and Beyond," Rockwell Automation: Standard Drives Division, Mequon, 1999.
[5] Zhenyu Yu, "A Review of Three PWM Techniques," Texas Instruments, Houston, DSP Automotive/Industrial Control Applications 1997.
[6] T. Undeland and W. Robbins N. Mohan, Power Electronics, 2nd ed. Nova Iorque, U.S.A.: Jonh Wiley & Sons, Inc., 1995.
[7] J. Jiang, "An efficient braking method for controlled AC drives with a diode rectifier front end," in IEEE Transations on Industry Applications, Germany, 2001, pp. 1299-1307.
[8] Malcolm Barnes, Practical Variable Speed Drives and Power Electronics.: Elsevier, 2003.