Desde de que apareceram os sistemas de tensão alternada sinusoidal que se depara com a existência de energia reactiva, a qual deve ser atenuada para uma melhor eficiência no transporte de energia.
Para resolver o problema, como grande parte das cargas ligadas ao sistema eléctrico são indutivas, utilizam-se bancos de condensadores. Esta solução funciona correctamente desde que a carga se mantenha constante, ou seja, quando a carga está ligada o banco de condensadores também está ligado.
No entanto, se o banco de condensadores se mantiver ligado com a carga desligada podem ocorrer danos nos restantes equipamentos, principalmente os mais sensíveis como os computadores, devido à sobretensão gerada pela acção conjunta dos bancos de condensadores e das reactâncias indutivas das linhas eléctricas.
Assim surge a necessidade de desenvolver equipamentos para regular o valor da energia reactiva que resolvam os problemas referidos.
Estes equipamentos permitem ajustar o valor da energia reactiva capacitiva para um valor próximo ou igual ao da indutiva. Como as cargas ligadas a um determinado sistema eléctrico, variam constantemente, assim varia a energia reactiva fornecida pelo sistema, variando também o valor da energia reactiva necessária para anular a das cargas ligadas nesse momento.
Com vista este objectivo uma das possibilidades é o TSC ( Thyristor Switched Capacitor ), o qual é a base deste trabalho em que se utiliza um TSC para compensar a energia reactiva.
Este tipo de equipamentos é normalmente utilizado pelas entidades fornecedoras de energia eléctrica, visto necessitarem de regular o valor da energia reactiva para o transporte de energia ser mais eficiente. Devido ao seu elevado custo, as empresas a optam habitualmente por sistemas menos dispendiosos como os bancos de condensadores.