A realização do módulo de Hardware, denominado de Sound-Ether, para a reprodução de som via Ethernet, tem como base, um microcontrolador da Dallas Semiconductor’s compatível com a tecnologia 8051, um módulo Ethernet da Wiznet o NM7010B+, e um descodificador de MPEG -1 Áudio Layer-3 (MP3).
Este Hardware é um cliente de uma rede Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP), onde vai receber os dados do ficheiro MP3 enviados pelo servidor através de sockets.
A programação do microcontrolador foi realizada em linguagem C utilizando a ferramenta Keil μVision 2 V2.04.
A construção do Sound-Ether pode ser dividida em duas partes, a escolha dos componentes que compõem este Hardware e as configurações por software necessárias ao seu funcionamento. Esta construção física requer a realização de alguns passos intermédios, como a configuração do descodificador de MP3, a configuração do módulo Ethernet dependente da rede onde é inserido, e o controlo do fluxo de dados.
Configurações necessárias tendo em vista os componentes físicos inseridos na construção do Hardware final, o Sound-Ether.
Inicialmente é configurado o descodificador de MP3, para estabelecer o modo de funcionamento e interacção com o conversor digital analógico (DAC) e com a fonte de dados, através do protocolo Inter-Integrate Circuit (I2C). Todo o processo de configuração, controlo e gestão de informação é feito através do microcontrolador, tornando-o assim no “cérebro” do Sound-Ether.
Após a configuração e inclusão na rede do Sound-Ether este necessita de estabelecer uma comunicação com um servidor disposto na rede local. Para isso o Sound-Ether fica infinitamente a enviar pedidos de estabelecimento de conexão ao servidor.
Estabelecida a conexão, pode-se proceder à transmissão de som, esta que éiniciada pelo servidor, enviando o número de dados que compõem o som que se pretende reproduzir, isto é, o tamanho do ficheiro MP3. Seguidamente o cliente irá fazer uma sincronização dos dados a receber, enviando um pedido, à medida que necessite de mais dados para reprodução, permitindo assim ao servidor enviar uma quantidade de dados do ficheiro MP3, até este ter chegado ao fim. O processo de transmissão de dados é repetido sempre que seja desejável reproduzir um som.
Pretende-se o desenvolvimento e programação de um dispositivo capaz de reproduzir áudio e seleccionar a saída de áudio pretendida para reprodução, através de uma rede local.