Esta dissertação de mestrado insere-se num projecto de investigação que está a ser desenvolvido pelo departamento de electrónica industrial - um microlaboartório de análises clínicas num chip.
O dispositivo é composto por duas partes. Uma parte, num material polimérico (PMMA), contém os micro canais nos quais são colocadas amostras e reagentes e os micro reservatórios nos quais o líquido (mistura do reagente com a amostra) permanece para análise. A outra parte, contém detectores ópticos, filtros ópticos e a electrónica de leitura. Com esses dispositivos electrónicos consegue-se saber a concentração de substâncias bioquímicas que se encontrem nas amostras dos fluidos biológicos (por exemplo, ácido úrico, albumina, proteína total, etc.). A medida dessa concentração consiste na análise da cor da mistura baseada na absorção óptica.
O objectivo deste trabalho consiste na implementação de fotodetectores baseados em fotodíodos CMOS e a respectiva electrónica de leitura, isto é, a conversão dos sinais vindos dos fotodetectores num sinal digital, o seu processamento e interface para visualização dos resultados num computador via porta USB.