Os sistemas RFID (Radio Frequency Identification, em Português, Identificação por Rádio Frequência) têm vindo a ganhar uma importância cada vez maior nas nossas vidas, já que se trata de uma área muito abrangente com uma margem de progressão enorme, devido a um mercado cada vez mais competitivo e aos avanços constantes da tecnologia.
Hoje em dia, os sistemas RFID estão presentes em todos os lados sem nos darmos conta que eles existem. Em Portugal temos vários exemplos do uso desta tecnologia: a Via Verde, o caso da THROTTLEMAN, entre outros.
Neste trabalho foi explorada mais uma área onde os sistemas RFID poderão, num futuro próximo, ter uma palavra a dizer. Nesta dissertação foram desenvolvidas aplicações de software para inserção/gestão de produtos numa base de dados. Estas aplicações serviram de alicerce para a criação de uma outra aplicação designada de "Cabine de Provas do Futuro", em que o objectivo será fornecer aos seus utilizadores inúmeras vantagens, como por exemplo saber informação, em tempo real, acerca de um determinado produto (número de cores disponíveis em stock, número de tamanhos disponíveis, etc.), sem que para isso tenha que solicitar essa informação a um funcionário.
Paralelamente, foi desenvolvida uma aplicação para dispositivos móveis que permite conhecer informação de todos os produtos existentes em stock, permitindo ter acesso e comodidade no acesso a essa informação.
Como culminar deste trabalho, foi desenvolvida uma aplicação para facilitar a recolha de informação acerca das leituras efectuadas em diferentes produtos/materiais para que seja possível averiguar que tipo de tags é mais adequada a cada produto/material.