Projecto e construcção de um controlador melhorado de Injecção e Ignição (Centralina) para um motor de protótipo
Deve conseguir fazer o mesmo que o controlador actual faz:
- interpolações entre os pontos dos mapas;
- ter mapa de WOT (acelerador a fundo);
- ter entrada para sonda lambda;
- ter controlo de sonda lambda (mapa com possibilidade de definição de riqueza em cada ponto);
- ter controlo de ângulo em dwell (temporização do condensador para ignição);
- entrada com sensor de proximidade ou sensor de efeito hall;
- mapa de controlo de tensão da bateria (variação do tempo de injecção função da tensão da bateria);
- controlo do injector por um sinal específico (um elevado impulso inicial, seguido por uma rampa a 5V)
E ainda resolver os problemas :
- só há um sensor de posição, que, no nosso caso, é colocado na cambota, o que leva a que haja muita variação de velocidade entre os tempos mortos e o tempo motor;
- só um tem controlo de temperatura (deveria ser da temp. do motor e da temp. do ar) e o seu controlo é em escada e cada degrau tem 7ºC, o que é demasiado.
Deve assim permitir:
- usar um sensor de posição com vários pontos (p.ex. 60 pontos, ou seja, 6º por ponto) mais um sensor absoluto (de posição do PMS ou de posição do ciclo - um em 720º de cambota);
- possibilidade de usar 2 controlos de temperatura (motor e ar) com interpolação linear entre os pontos definidos (não em degrau);
- controlo de posição de ignição definido por posição da cambota (não por tempo);
- controlo de posição de injecção definido por posição da cambota (não por tempo);
- possibilidade de usar sensor de pressão atmosférica;