�rea Cient�fica: Automação e Controlo
Desenvolvimento e programação de um sistema de injeção e ignição de um motor de combustão interna
Publicada a 2019-07-23
Aluno: Ricardo Manuel Oliveira Resende      N�mero: 76654       Email: a76654@alunos.uminho.pt
Data in�cio: 15/10/2018      Data Conclus�o: 26/07/2019 

Orientador(es):
Nome: Francisco Carrusca Pimenta de Brito      Email: francisco@dem.uminho.pt   
Nome: João Carlos Aparício Fernandes      Email: aparicio@dei.uminho.pt   

Arguente(s):
Nome: Jorge José Gomes Martins       Email: jmartins@dem.uminho.pt 
Nome: Manuel João Sepúlveda Mesquita de Freitas       Email: mjs@dei.uminho.pt 
Data da defesa: 26/07/2019      Sala: DEI - 10:30

vers�o electr�nica

Descri��o:

 Projecto e construcção de um controlador melhorado de Injecção e Ignição (Centralina) para um motor de protótipo 

 


Objectivos:

Deve conseguir fazer o mesmo que o controlador actual faz:

- interpolações entre os pontos dos mapas;

- ter mapa de WOT (acelerador a fundo);

- ter entrada para sonda lambda;

- ter controlo de sonda lambda (mapa com possibilidade de definição de riqueza em cada ponto);

- ter controlo de ângulo em dwell (temporização do condensador para ignição);

- entrada com sensor de proximidade ou sensor de efeito hall;

- mapa de controlo de tensão da bateria (variação do tempo de injecção função da tensão da bateria);

- controlo do injector por um sinal específico (um elevado impulso inicial, seguido por uma rampa a 5V)

E ainda resolver os problemas :

- só há um sensor de posição, que, no nosso caso, é colocado na cambota, o que leva a que haja muita variação de velocidade entre os tempos mortos e o tempo motor;

- só um tem controlo de temperatura (deveria ser da temp. do motor e da temp. do ar) e o seu controlo é em escada e cada degrau tem 7ºC, o que é demasiado.

Deve assim permitir:

- usar um sensor de posição com vários pontos (p.ex. 60 pontos, ou seja, 6º por ponto) mais um sensor absoluto (de posição do PMS ou de posição do ciclo - um em 720º de cambota);

- possibilidade de usar 2 controlos de temperatura (motor e ar) com interpolação linear entre os pontos definidos (não em degrau);

- controlo de posição de ignição definido por posição da cambota (não por tempo);

- controlo de posição de injecção definido por posição da cambota (não por tempo);

- possibilidade de usar sensor de pressão atmosférica;


Palavras chave:
Motor de combustão interna, sistema de injeção eletrónica, sistema de ignição, centralina

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