�rea Cient�fica: Electrónica de Potência
Circuitos de Testes de Baterias
Publicada a 2015-06-17
Aluno: José Pimenta Machado Anjos Ferreira      N�mero: 50084       Email: a50084@alunos.uminho.pt
Data in�cio: 01/10/2013      Data Conclus�o:  

Orientador(es):
Nome: João Luiz Afonso      Email: jla@dei.uminho.pt   

Arguente(s):
Data da defesa:       

Descri��o:

Devido ao aumento drástico do preço dos combustíveis fosseis, à consciencialização global dos efeitos nocivos da poluição derivada da queima dos mesmos, assim como uma tentativa de redução da fatura energética paga pelos países não produtores de petróleo tornam muito importante na sociedade atual, o desenvolvimento de alternativas validas aos combustíveis fosseis, devido a isto tem-se vindo a verificar, em Portugal e na Europa, uma aposta e um incentivo às energias renováveis, assim como o desenvolvimento de transportes elétricos [1] [2].

No que diz respeito ao desenvolvimento das energias renováveis torna-se imperativo o desenvolvimento de baterias mais eficientes e com maior capacidade para que a energia gerada possa ser armazenada, uma vez que a energia gerada por estas fontes está, normalmente dependente de condições climatéricas. Por sua vez o desenvolvimento de transportes elétricos está diretamente relacionado com o desenvolvimento de baterias, pois estas determinam a autonomia dos veículos, a velocidade máxima, o tempo de carregamento, entre outras características dos mesmos.

O uso de baterias por todos nós quer seja em aparelhos móveis de pequena potencia ou em dispositivos de grande potência tem contribuído muito para o desenvolvimento desta tecnologia, tendo-se vindo a verificar cada vez mais novos tipos de baterias, com novas tecnologias, formas e tamanhos e melhores desempenhos.

Devido ao facto das baterias estarem a assumir um papel cada vez mais preponderante na sociedade moderna e ao facto deste tipo de armazenamento de energia estar em constante evolução, é necessário adquirir um conhecimento sobre o desempenho real das baterias em diferentes ambientes e em diferentes condições de funcionamento [3].

Esta dissertação de mestrado tenta dar resposta á necessidade de se adquirir um melhor entendimento quanto ao comportamento das baterias em diferentes situações de stress, dando especial atenção á eficiência das baterias, e consiste no desenvolvimento de uma bancada para testes de baterias, capaz de avaliar as perdas de energia sob a forma de calor de uma bateria.

 

 


Objectivos:

A bancada desenvolvida deverá permitir testar a bateria quando ela está a carregar, assim como quando ela se está a descarregar, sempre obedecendo a um de três algoritmo de carregamento e de descarregamento corretos disponíveis na bancada desenvolvida. O utilizador poderá definir qual a taxa e o algoritmo de carregamento e de descarregamento.

Os algoritmos de carregamento disponíveis serão: o carregamento com corrente constante; o carregamento com tensão e corrente constante; o carregamento por corrente pulsada.

Os algoritmos de descarregamento disponíveis serão: o descarregamento com corrente constante; o descarregamento livre; o descarregamento com potência constante.

Para que o carregamento da bateira seja feito de modo apropriado é necessário que a bancada possa detetar quando a bateria está totalmente carregada, pois uma sobrecarga da bateria pode ser muito prejudicial para a mesma, sendo que para isso existem alguns métodos que podem ser usados, sendo que os mais comuns são:

- Por tempo, aqui definimos a taxa de carregamento e consoante esta taxa a bateria fica a carregar um certo período de tempo, este método não é o mais correto, uma vez que se a bateria estiver parcialmente carregada corremos o risco de a danificar;

- Pela monitorização da tensão, onde se estabelece uma tensão máxima para a bateria e se carrega a mesma até essa tensão;

- Pelo método de negative delta voltage (NDV), neste método assume-se que quando a bateria chega á sua carga máxima a tensão aos seus terminais tem uma ligeira queda (na ordem dos mV), se o sistema conseguir detetar esta queda conseguimos detetar se a bateria está totalmente carregada. Este método tem o inconveniente de não poder ser usado em todo o tipo de baterias;

 - Pela monitorização da temperatura, sendo que apesar de a temperatura da bateria aumentar gradualmente durante o carregamento derivado das suas reações químicas, quando esta atinge a sua carga máxima a sua temperatura tem uma subida abrupta (fora do normal), conseguindo detetar esta subida abrupta detetamos quando a bateria esta totalmente carregada;

A bancada de teste terá ainda de reter informações sobre o descarregamento da bateria uma vez que é importante que a bateria não seja descarregada em demasia. Para isso a bancada tem de ser capaz de medir a profundidade da descarga e estabelecer um valor máximo para a descarga.

Posto isto a bancada de testes deverá ser capaz, com a ajuda de um computador, de analisar, guardar e mostrar toda informação sobre o comportamento da bateria, e os principais dados a analisar são:

- A temperara ambiente a que o teste está a ser feito;

- A tensão aos terminais da bateria;

- A corrente na bateria;

- O tempo decorrido entre o instante em que a bateria foi carregada até ao início do descarregamento;

- A quantidade de calor que a bateria liberta durante a sua utilização.

A conversão da energia química da bateria em energia elétrica é um processo eletroquímico complexo e, como todos os processos de transformação de energia tem perdas associadas. Esta dissertação de mestrado tem como um dos principais objetivos avaliar a eficiência de uma bateria através das perdas de energia sob a forma de calor de uma bateria elétrica. Fator este que não está muito desenvolvido sendo que os testes mais efetuados em baterias passam por:

- Testar o ciclo de vida das baterias - Pode ser usado para saber se o desempenho da bateria está de acordo com a expetativa de vida do fabricante. Neste teste a bateria é submetida a vários ciclos de carregamento/descarregamento para avaliar o número de ciclos carga/descarga que a bateria efetivamente consegue efetuar, sendo que o ciclo de vida é geralmente definido como o número vezes que a bateria se carrega e descarrega sem a sua capacidade nominal desça para valores abaixo de 80% da sua capacidade inicial; [5]

 

- Testar o state of health (SOH) ou estado de saúde - pode ser obtido de uma forma muito simples através da comparação da carga máxima atual (QA) da bateria com a capacidade nominal (QN) inicial da bateria; [6]

- Efetuar Ohmic tests à bateria, onde se relacionar a resistência interna da bateria com a sua capacidade, através destes testes podemos ter informações dobre o estado de saúde da bateria assim como referente à sua capacidade. Um aumento de 25 % na resistência interna da bateira corresponde a baixar a capacidade nominal da bateria para 80% da sua capacidade inicial, sendo estes os valores limites para o bom funcionamento da bateria; [7] [8]

- Testar o impacto da temperatura ambiente no comportamento da bateria, quer a carregar quer a descarregar, assim como o seu impacto no state of health e no seu ciclo de vida.

A bancada de teste desenvolvida terá como componentes principais os seguintes elementos:

- Um conversor AC/DC;

- Um conversor DC/DC bidirecional;

- Sensores e respetivos sistemas de aquisição de dados;

- Um microcontrolador \"master\", este microcontrolador recebera informações de todos os outros microcontroladores e consoante estas informações controlará os processos de carga e descarga. Além disso deverá ser capaz de enviar todos os dados recolhidos para um computador;

- Um ou vários microcontroladores \"slaves\" para fazer a aquisição de dados provenientes dos vários sensores e transmiti-los ao \"master\"

- Um computador para interface com o utilizador, assim como uma aplicação capaz de analisar e mostrar e guardar os dados recolhidos;

- Canais de comunicação estre os microcontrolador e entre o microcontrolador \"master\" e um computador;

 - Uma carga ajustável para teste.

 

 

 


Links importantes:
http://gepe.dei.uminho.pt

Palavras chave:
Eficiência Energética, Teste de baterias, Desempenho de baterias, Bancada programável, Interface Gráfica, Perdas sob forma de calor.

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