Atualmente a indústria debate-se com soluções muito fechadas para efetuar o controlo e gestão de máquinas e dispositivos, quer seja em pequenas ou médias empresas como também nas grandes superfícies. Existem soluções proprietárias e de preços elevados que permitem de alguma forma efetuar o controlo e monitorização de equipamentos de um determinado fabricante, mas que são incompatíveis com máquinas de outras marcas. A coexistência de equipamentos de marcas diferentes torna-se assim penosa pois a sua integração e articulação de sistemas de controlo e monitorização torna-se baixa.
Uma gestão centralizada traz inúmeros benefícios no tocante a uma eficiente monitorização e controlo dos diversos equipamentos na indústria, onde o simples ato de ligar/desligar de uma máquina, a medição dos seus parâmetros (temperaturas, tensões, correntes, etc.) são atividades que obrigam a visitas obrigatórias por parte de técnicos especializados. A existência de sistemas SCADA, com visualização gráfica e animada de todos os equipamentos (sensores e atuadores), permite ao gestor não só o controlo do funcionamento dos mesmos equipamentos, como uma capacidade de permitir a colocação em serviço ou o desligamento de um dispositivo, de uma forma rápida e segura, que de outra forma não seria possível.
Pretende-se desenvolver uma solução SCADA para o controlo e monitorização de equipamentos, numa primeira forma para pequenas e médias empresas, mas com possibilidade para a sua escalabilidade. Esta solução deverá ser desenvolvida tanto a nível de software, como pelo hardware necessário à implementação dos módulos que permitam a sensorização e acionamento das referidas máquinas.
1. Estudo dos sistemas existentes no mercado e desenvolvimento do estado da arte
2. Criação de módulos sensor/atuador para funcionar na rede elétrica dos equipamentos a controlar, bem como do controlador principal que recebe e gere os dados dos diversos módulos
3. Desenvolvimento de uma aplicação de SCADA que permita a gestão dos dados em tempo real, desde os valores lidos dos sensores à alteração do estado dos atuadores
4. Efetuar os testes necessários para permitir conhecer as capacidades do sistema desenvolvido
5. Escrita da dissertação