Nesta proposta de dissertação, pretende-se desenvolver um sistema operativo híbrido, que integra um modelo transparente na execução de tarefas, envolvendo a tarefa de refactoring de um sistema operativo existente e adotado pela indústria de software, com o objetivo de potenciar a sua utilização e de servir como veículo de transporte do modelo no meio científico. Um possível candidato ao refactoring é o sistema operativo FreeRTOS, que se apresenta como sistema operativo livre, de utilização genérica, em várias aplicações na indústria e que cumpre determinado conjunto de requisitos, como por exemplo, o requisito de tempo real. Fatores como simplicidade contribuíram fortemente para a sua disseminação, originado o porting deste software para várias arquiteturas de CPU e plataformas de hardware.
Tarefa 1: Estudo da arquitetura do sistema
Esta tarefa visa elaborar análise e modelação do sistema a ser implementado. A tarefa é composta por 3 subtarefas:
Tarefa 2: Implementação
A tarefa da implementação é composta por 3 subtarefas abordadas sequencialmente.
Estas subtarefas lidam com a implementação das diferentes camadas do sistema:
Tarefa 3: Depuração
O sistema resultante da tarefa anterior será exposto a uma rotina de validação e avaliação. Será efetuada recolha dos resultados seguida de escrita da respetiva documentação.
Tarefa 4: Demonstrador
Uma vez que como cenário da aplicação foi o controlo de um Filtro Ativo Paralelo, as tarefas desta fase serão adequadas à implementação deste equipamento:
Tarefa 5: Finalização
O projeto de dissertação termina com a preparação do demonstrador, escrita da dissertação e publicação dos resultados na comunidade científica.