�rea Cient�fica: Electrónica de Potência
Desenvolvimento de um Posto de Carregamento Lento e de um Sistema de Carregamento de Baterias com BMS e com Interface com o Cockpit para o CEPIUM
Publicada a 2015-05-29
Aluno: Bruno Joel Ribeiro da Silva       N�mero: 55703       Email: brunosilva.um@gmail.com
Data in�cio: 07/11/2012      Data Conclus�o: 20/12/2013 

Orientador(es):
Nome: João Luiz Afonso      Email: jla@dei.uminho.pt   

Arguente(s):
Nome: José Gabriel Oliveira Pinto       Email: gpinto@dei.uminho.pt 
Data da defesa: 20/12/2013      

Descri��o:

A utilização de veículos que funcionam com motor de combustão interna, dependentes do uso de petróleo e seus derivados, foi dos avanços tecnológicos mais importantes do século passado. Este tipo de veículos permitiu a melhoria das condições de vida do ser humano e têm sido indispensáveis para a mobilidade do dia-a-dia.

Contudo, este tipo de veículos tem tido consequências negativas para o meio ambiente. Entre as consequências mais nefastas, destacam-se a poluição atmosférica e o aquecimento global, ambas devidas as emissões de gases.

Estes problemas ambientais conjugados com o facto de o petróleo ser um recurso finito, o aumento drástico do seu preço nos últimos anos, e com o facto do consumo desta substância estar a aumentar, tem levado à substituição por parte das pessoas do uso de automóveis com motor de combustão interna, por automóveis com motores elétricos para a sua mobilidade no dia-a-dia. Com isso, diminui-se não só a dependência dos combustíveis fosseis, como também a emissão de gases.

Nos veículos elétricos a energia é armazenada em baterias, mais concretamente é utilizado um conjunto de baterias em série para atingir os diversos parâmetros pretendidos. O objetivo deste trabalho é desenvolver um posto de carregamento lento e um sistema de carregamento para as baterias dos carros elétricos com BMS (Battery Management System) e interface com o cockpit do próprio carro.

O BMS é um sistema de gestão e monitorização de baterias, utilizado para gerir um conjunto de baterias com o intuito de se obter o melhor rendimento possível e maximizar o seu tempo útil de vida. Mas, o BMS é considerado uma entidade separada do carregador, ou seja, é uma entidade com hardware e firmware próprios que está conectada a um carregador de baterias, em vez de estar integrado dentro do carregador. [1]

Neste caso, os principais objetivos do sistema de BMS a desenvolver são: gerir a carga e descarga do conjunto de baterias, de modo, que a energia armazenada seja aproximadamente a mesma em cada bateria; não pode permitir que o estado de carga (SOC) de uma bateria desça abaixo do valor recomendado pelo fabricante da bateria, para preservar a vida útil da mesma; deve medir e controlar a temperatura do banco de baterias; deve medir a tensão em cada bateria e a corrente que circula nas baterias; entre outros. Deverá ainda comunicar com o cockpit do automóvel para informar o utilizador sobre os parâmetros mais importantes ou avisar caso aconteça alguma situação de anomalia [2] [3] [4] [5] [6].

Podemos definir como objetivos principais deste trabalho o estudo sobre as diferentes topologias dos postos de carregamento, sistemas de carregamento para baterias a partir da rede elétrica e as diferentes topologias de BMS existentes de modo a efetuar a escolha da topologia que irá ser implementada. A escolha baseia-se na topologia que apresentar mais benefícios somando todos os pressupostos inerentes ao projeto. Será também elaborado um estudo para escolher a arquitetura do microcontrolador a utilizar no projeto e de seguida, será estudado o funcionamento dessa arquitetura. Será utilizado também uma ferramenta computacional para simular o sistema de carregamento para as baterias e o modelo de BMS a implementar. Por fim, proceder-se-á a implementação e teste do posto de carregamento lento e do carregador de baterias com o sistema de BMS incorporado. 

 

 


Objectivos:

 

  • Pesquisa sobre o \"estado da arte\" de Postos de Carregamento e Sistemas para Carregamento para Baterias a partir da rede elétrica, suas Topologias e Teorias de Controlo. Pesquisa sobre os diversos tipos de Baterias, suas tecnologias, e sistemas de carregamento, com vistas a uma utilização que otimize a vida útil e o tempo de carregamento. Pesquisa sobre BMSs. (2 meses).
  • Estudo com recurso a simulações computacionais utilizando o PSIM de Estratégias de Controlo e Topologias aplicáveis a Sistemas para Carregamento de Baterias e a BMSs, com vista ao carregamento de diferentes tipos de baterias de forma optimizada, e com consumo de corrente sinusoidal da rede elétrica. (1 mês)
  • Estudo e desenvolvimento da plataforma do sistema de controlo para o Posto de Carregamento, Sistema para Carregamento de Baterias, BMS e Interface com o Cockpit a ser implementado (DSP/microcontrolador) para o CEPIUM. (1mês)
  • Estudo e desenvolvimento do andar de potência do Sistema para Carregamento e do BMS. (2 meses)
  • Desenvolvimento do sistema de protecção do Sistema para Carregamento de Baterias e BMS. (1mês)
  • Desenvolvimento do sistema de comunicação e interface com o cockpit (1 mês).
  • Realização de ensaios do Posto para Carregamento de Baterias (2 meses).
  • Escrita da dissertação de Mestrado. (2 meses)
  • Escrita de um Artigo Técnico.

 

 


Links importantes:
http://www.gepe.dei.uminho.pt/pt/

Palavras chave:
Posto de Carregamento, BMs, Veículos Elétricos

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