É cada vez mais importante nos dias de hoje utilizar a energia disponível da melhor forma possível. A maneira como for utilizada irá determinar a magnitude do impacto no meio ambiente. Por estas razões, a qualidade da energia elétrica tornou-se um tópico fundamental nestes últimos anos. Com o desenvolvimento da eletrónica de potência, e com uma cada vez maior consciencialização em torno dos diferentes problemas de qualidade de energia, é imperativo investigar os efeitos da distorção harmónica nos medidores de energia. Este aspeto ganhou ainda mais
importância com a difusão da utilização de cargas não lineares.
O objetivo desta dissertação passa por descobrir os efeitos dos harmónicos nos contadores de energia elétrica de baixa tensão.
Nos dois tipos de medidores de energia eletrica mais utilizados (eletromecânico e digital), os efeitos da distorção harmónica são bastante mais vsiveis nos contadores eletromecânicos, mesmo quando são submetidos ao mesmo tipo de cargas e condições semelhantes. Regra geral, os contadores digitais são bastante mais precisos e exatos do que os eletromecânicos [1]. A diferenca entre eles poderá não
ser muito relevante em baixa tensão, mas para média tensão deve ser considerada, principalmente para consumidores industriais. Esta diferença deve-se ao facto de serem calibrados para serem utilizados em condiçõoes sinusoidais, o que não acontece [2].
O que deverá ser feito numa primeira fase, é descobrir quais os harmónicos mais nocivos para estes aparelhos de medida, bem como possíveis formas de os eliminar. Depois, sera feita uma comparação entre os dois aparelhos em baixa tensão com uma análise de custos para se poder vericar se a mudanca de sistema de mediçãao é ou não compensatória.
1. Estudo do funcionamento dos contadores de energia eletromecânicos;
2. Efeitos dos harmónicos nos contadores Ferraris na rede elétrica de baixa
tensão;
3. Análise de custos entre os contadores eletromecânicos e digitais vericando se a alteração é ou não compensatória a curto / médio prazo.
Tarefas Propostas
1. Estudo dos harmónicos e da sua influência na qualidade de energia elétrica (1 mês);
2. Análise do funcionamento dos diversos tipos de medidores de energia (1 mês);
3. Estudo do estado da arte dos contadores Ferraris (1 mês);
4. Análise e escolha da plataforma para o desenvolvimento das medições necessárias à elaboração da dissertação (1 mês);
5. Implementação do sistema escolhido (1,5 meses);
6. Testes experimentais e aquisição de dados (1,5 meses);
7. Escrita da dissertação de mestrado (2 meses).
Referências Bibliográficas
[1] J. Driesen, T. V. Craenenbroeck e V. Dommelen,"The Registration of
Harmonic Power by Analog and Digital Meters",IEEE Trans. Instrum.
Meas.,vol.47,no.1,pp.195-198,Fev,1998.
[2] A.A.Hossam-Eldin e R.M.Hasan,Study of the Eect of Harmonics on Measurments of the Energy Meters,The Eleventh International Middle East Power Systems Conferece,El-Minia,2006,pp.547-550.
[-] R.C.Ducan, M.F.McGranaghan, S.Santos e H.W.Beaty,"Fundamentals of Harmonics" em Electrical Power Systems Quality,2a ed.,Nova York,McGraw-Hill,2003,cap.5,pp.171.