Esta proposta pretende dar continuidade a uma linha de investigação já iniciada na área dos Veículos Elétricos no GEPE-UM (Grupo de Eletrónica de Potência e Energia da Universidade do Minho). Com a utilização de bancos de baterias em veículos elétricos é imprescindível que os mesmos estejam equipados com sistemas BMS (Battery Management System). Estes sistemas têm como funções primordiais:
- Controlar a carga em cada bateria;
- Realizar a gestão do carregamento individual de cada bateria;
- Distribuir a energia de forma igual por todas as baterias;
- Realizar a comunicação com um PC;
- Realizar a proteção individual de cada bateria.
No entanto, existem BMSs com características diferentes das referidas, e que são específicas de cada sistema, como por exemplo, os modos de comunicação com o utilizador.
Este trabalho envolverá as seguintes tarefas:
Esta dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de gestão de baterias. Este sistema deve ser capaz de controlar o carregamento e a equalização da carga das baterias, realizando a proteção, monitorização dos parâmetros, gestão do estado de carga e estado de saúde das baterias bem como a comunicação entre o BMS e o computador.