Os sistemas de posicionamento [1] permitem fornecer um conjunto enriquecido de serviços, baseados no contexto da posição de pessoas e objetos. O GPS é um dos sistemas de posicionamento mais utilizados. Porém, devido ao elevado consumo de energia e à necessidade de linha de vista para os satélites, este sistema de posicionamento não é adequado para aplicação em redes de área pessoal, as quais são tipicamente utilizadas em ambientes interiores.
Pretende-se com este trabalho estudar, desenvolver e testar um sistema de posicionamento para redes de sensores sem fios utilizando a potência do sinal recebido como método base de estimação da posição.
Este trabalho deverá ser desenvolvido no âmbito de um projeto mais amplo e, como tal, o aluno será integrado numa equipa com outras pessoas.
O plano de trabalhos da dissertação envolve as seguintes tarefas:
1. Estudo de sistemas de posicionamento baseados em redes de sensores sem fios, com ênfase em sistemas baseados em RSSI.
2. Estudo da plataforma de rede de sensores sem fios que será utilizada, baseada no chip CC2530 [2], da Texas Instruments, e em módulos desenvolvidos na UM [3].
3. Desenvolvimento de um protótipo do sistema de posicionamento.
4. Testes e aperfeiçoamento do sistema.
5. Escrita da dissertação.
6. Escrita e submissão de um artigo descrevendo o sistema desenvolvido e os resultados obtidos.
Referências
[1] M. Vossiek, L. Wiebking, P. Gulden, J. Wieghardt, C. Hoffmann, and P. Heide, “Wireless local positioning”, IEEE Microwave Magazine, vol. 4, December 2003, p. 77–86.
[2] Texas Instruments, "A True System-on-Chip Solution for 2.4-GHz IEEE 802.15.4 and ZigBee Applications", CC2530 datasheet, February 2011.
[3] Helder D. Silva, “Protocolos de acesso ao meio em redes de sensores sem fios aplicadas à captura de movimentos corporais”, Dissertação de Mestrado, Mestrado Integrado em Engenharia de Comunicações, Universidade do Minho, Novembro de 2010.