Numa indústria cada vez mais competitiva, as técnicas de automação industrial tornaram-se numa necessidade constante para reduzir os custos de produção e manter/aumentar o nível de competitividade. Como consequência os processos industriais usam cada vez mais sensores, actuadores e sistemas electrónicos e implicam a necessidade de profissionais especializados nas mais avançadas técnicas de automação.
Uma linha de produção de auto-rádios é composta por várias estações de trabalho. Cada uma realiza uma operação específica na montagem do auto-rádio. Geralmente é composta por uma estrutura metálica, um computador, um monitor, uma rede ASI com os respectivos sensores e actuadores e é programada com uma linguagem orientada a objectos, o Visual Basic. Cada vez que uma nova estação é construída é necessário desenvolver um novo código fonte que lhe fornecerá a aplicação à medida.
Desenvolver um software de configuração e controlo, de postos semiautomáticos de uma linha de montagem para permitir qualquer utilizador, sem conhecimentos de programação, programar a estação. Este projecto visa a diminuição do tempo de integração da estação na linha de produção tendo como objectivo aumentar a produtividade. Para tal este software tem que ser amigável, facilitar a integração de sensores e actuadores ASI e facilitar a programação das instruções de trabalho mediante comandos de controlo.