Actualmente a actividade humana é responsável por diversas ameaças ao meio ambiente, e destas os efeitos da queima de combustíveis fósseis são certamente dos mais importantes e mediáticos. Mas as desvantagens não ficam apenas pela questão ambiental, economicamente também apresentam diversas desvantagens. Os custos crescentes do petróleo nos mercados internacionais, e os impactos para a balança comercial de muitos países fazem com que cada vez mais se procurem alternativas.
Um dos principais sectores que é altamente dependente dos combustíveis fósseis é o sector dos transportes. Em Portugal no ano de 2005, 99,3% do consumo final de energia no sector dos transportes provinha de produtos petrolíferos, e apenas 0,6% de electricidade [1]. Com o advento dos veículos eléctricos torna-se possível que um veículo se desloque apenas com energias renováveis. Só que a produção de energia a partir de fontes renováveis não é constante, é altamente dependente de factores ambientais. Como tal torna-se necessário criar um sistema que faça uso sempre que possível de fontes de energia renováveis, e que em períodos de baixa produção e/ou elevado consumo se vá buscar energia à rede eléctrica.
Esta Dissertação de Mestrado Integrado tem como objectivo criar um sistema de carregamento externo de baterias de veículos eléctricos com interface a energias renováveis. É pretendido usar a energia produzida por uma ou mais fontes de energia renovável, fotovoltaica ou eólica, para efectuar o carregamento de vários veículos eléctricos num posto de abastecimento. O carregamento será efectuado por contacto físico e não por carregamento indutivo.
A interligação entre os diferentes elementos do carregador será feita através de um ou mais conversores CC-CC, excepto a ligação à rede. O conversor tem de ser bidireccional, permitindo para além do carregamento das baterias a devolução de parte da energia armazenada para a rede, se assim for necessário, tal pode ser conseguido com um rectificador activo a MOSFETS. O conversor deverá também se poder adaptar a vários níveis de tensão consoante os dispositivos ligados ao sistema, nomeadamente a tensão vinda dos painéis fotovoltaicos, ou eólicas que variam consoante as condições meteorológicas e outras. Outra função é realizar a máxima extracção de potência das fontes de energia renovável, para isso deve ser implementado um sistema de controlo usando um dos algoritmos de MPPT - "Maximum Power Point Tracker", ou seguidor do ponto de máxima potência.
A ligação entre o sistema de carregamento e a rede eléctrica será feita utilizando um conversor CA-CC. Da utilização deste conversor poderão resultar vários problemas de qualidade de energia eléctrica, tais como distorção harmónica, interferências electromagnéticas, ou até micro-cortes de tensão.
Em relação às baterias dos veículos eléctricos terá de ter em conta os requisitos das mesmas em termos de carregamento, de modo a não comprometer o seu tempo de vida útil. Mas é também importante que o carregamento se efectue no menor tempo possível sem comprometer o que já foi dito antes.
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Comissão Europeia - Direcção-Geral da Energia e dos Transportes, "Portugal Folha de dados sobre as energias renováveis," Direcção-Geral da Energia e dos Transportes, 23 01 2008. [Online]. Available: http://www.ieei.pt/files/Portugal_Folha_de_dados_sobre_as_energias_renovaveis.pdf. [Acedido em 13 10 2011]. |
[2] |
A. Kawamura, M. Pavlovsky e Y. Tsuruta, "State-of-the-art high power density and high efficiency DC-DC chopper circuits for HEV and FCEV applications," em Power Electronics and Motion Control Conference, 2008. EPE-PEMC 2008. 13th , Poznan, 2008. |
[3] |
A. M. Foley, I. J. Winning e B. P. Gallachoir, "State-of-the-Art in Electric Vehicle Charging Infrastructure," em Vehicle Power and Propulsion Conference (VPPC), 2010 IEEE , Lille, 2010. |
[4] |
U. K. Madawala e D. J. Thrimawithana, "A Bidirectional Inductive Power Interface for Electric Vehicles in V2G Systems," Industrial Electronics, IEEE Transactions on, pp. 4789-4796, Outubro 2011. |
[5] |
J. Zhang, R.-Y. Kim e J.-S. Lai, "High-Power Density Design of a Soft-Switching High-Power Bidirectional DC-DC Converter," em Power Electronics Specialists Conference, 2006. PESC '06. 37th IEEE , Jeju, 2006. |
[6] |
W. Yu e J.-S. Lai, "Ultra High Efficiency Bidirectional DC-DC Converter With Multi-Frequency Pulse Width Modulation," em Applied Power Electronics Conference and Exposition, 2008. APEC 2008. Twenty-Third Annual IEEE, Austin, TX, 2008. |
[7] |
S. Waffler e J. W. Kolar, "A Novel Low-Loss Modulation Strategy for High-Power Bidirectional Buck + Boost Converters," Power Electronics, IEEE Transactions on, pp. 1589-1599, Junho 2009. |
Esta proposta pretende dar continuidade a uma linha de investigação já iniciada na área dos Veículos Eléctricos no GEPE-UM (Grupo de Electrónica de Potência e Energia da Universidade do Minho). Este trabalho vem no seguimento da aposta cada vez maior que se tem feito nos últimos anos em veículos eléctricos e em energias renováveis (principalmente fotovoltaica e eólica), e também nos benéficos para a rede eléctrica de um sistema que permita englobar estas duas vertentes. Assim, pretende-se desenvolver um sistema que permita carregar as baterias dos veículos eléctricos a partir da rede eléctrica ou através de fontes de energia renovável, e que também permita descarregar as baterias do veículo eléctrico directamente para a rede eléctrica (possibilitando a devolução de parte da energia armazenada nas baterias para a rede durante intervalos de tempo de pico de consumo da rede eléctrica). Para este pressuposto, devem ser utilizados um ou mais conversores que permitam adequar os diferentes níveis de tensão, e ainda de forma a garantir a Qualidade da Energia Eléctrica na rede, a máxima extracção de energia a partir das fontes de energia renovável, o tempo de carregamento das baterias e a sua vida útil.
Este trabalho envolverá as seguintes tarefas: