Com a crescente preocupação em reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, que provocam problemas bem conhecidos como alteração climática e poluição atmosférica incomportáveis a curto/médio prazo, surgiu a necessidade de diminuir a dependência do uso de combustíveis fósseis e consequente emissão de CO2 resultante da sua queima. Sabendo que os carros são as maiores fontes não naturais de CO2 (gás responsável por 50% do efeito de estufa) do planeta, surgiram normas internacionais que obrigam os fabricantes de automóveis a desenvolver as suas máquinas tendo em conta que não podem exceder uma determinada quantidade desse gás (em gramas) por quilómetro (g/km), limite esse que vai diminuído gradualmente ao longo do tempo até ser alcançado um objetivo considerado razoável. Observando todos estes fatores e restrições que a natureza indiretamente nos impõe, somos "obrigados" a evoluir tecnologicamente de forma a mantermos e até acrescentarmos funcionalidades nos nossos produtos sem exceder estes limites.
Tendo em conta todos os aspetos referidos, que são o contexto fundamental desta dissertação, apresenta-se o desenho e fabrico de um gerador termoelétrico capaz de reaproveitar o calor proveniente do escape dos automóveis para geração de energia elétrica. Para construir o gerador termoelétrico, utiliza-se conversores termoelétricos que funcionam segundo o efeito Seebeck, ou seja, expondo as faces do conversor termoelétrico a uma diferença de temperatura obtém-se uma diferença de potencial elétrico. Tendo em conta que os conversores termoelétricos não suportam a temperatura que os tubos de escape dos automóveis atingem, tem de se recorrer a sistemas de transferência de calor com a capacidade de controlo e redução da temperatura, os Heat Pipes. Estes sistemas de transferência de calor consistem num tubo fechado onde circula um fluido (fluido de trabalho). Numa das extremidades o tubo recebe o calor até o fluido atingir o seu ponto de ebulição, o fluido no estado gasoso sobe pele tubo até atingir um condensador de arrefecimento que o faz condensar, regressando ao estado líquido novamente e descendo pelo tubo. Isto repete-se ciclicamente, sendo o tubo caminho de transferência de calor para o gerador termoelétrico (face quente). Na face oposta do conversor tem-se um sistema de refrigeração que ajuda a criar a diferencia de temperatura desejável ao funcionamento do Sistema. Os principais parâmetros a alterar de forma a otimizar este sistema são: a pressão dentro do tubo, bem como o fluido que nele circula.
Objetivos
Caracterizar o protótipo já existente utilizando diferentes pressões no interior do heat pipe, bem como diferentes caudais de gases de escape. Projetar simular, construir e caracterizar um novo protótipo para geração de energia elétrica, utilizando a energia térmica desperdiçada na exaustão de motores de combustão, recorrendo ao efeito Seebeck de dispositivos termoelétricos.
Tarefas
Como funcionam
Como modelar (matematicamente) o seu comportamento térmico/electrico, nomeadamente:
Tensão/corrente gerada, em função da temperatura
Calor absorvido
Rendimento
Como as características (numero de junções, comprimento de cada elemento, propriedades dos materiais, ...) influenciam o comportamento dos dispositivos.
Quais as condições de funcionamento? Temperatura máxima? Dilatação?
O que já foi feito?
Como foi feito?
Que resultados foram obtidos?
Que problemas foram detetados?
Deliverables
Texto sobre estado da arte, a incorporar posteriormente na tese.
Obter caudal típico e temperatura dos gases de escape para um motor a gasolina, a circular em diversas situações?
Qual a potência térmica disponível?
Qual o local do sistema de exaustão mais adequado para a instalação do dispositivo gerador?
Obter informações obre banco de ensaio de motores disponível no dep. de mecânica.
Deliverables
Texto caracterização do sistema de exaustão, a incorporar posteriormente na tese.
1.Caracterização do protótipo do gerador termoelétrico já existente. 1 mês
Caracterizar o gerador existente utilizando diferentes pressões no interior do heat pipe.
Caracterizar o gerador existente utilizando diferentes caudais de gases de escape
Projetar um dispositivo gerador.
Prever matematicamente o seu comportamento.
Simular o seu comportamento termoeléctrico com ferramentas FEM.
Simular o seu comportamento termomecânico com ferramentas FEM.
Aquisição de material para fabrico do protótipo.
Fabrico do dispositivo gerador.
Testes e caracterização.
Deliverables
Capítulo Modelação e Simulação da tese, que inclui:
Projeto do dispositivo gerador.
Modelo matemático para prever a potência de saída, em função do caudal/temperatura dos gases ou velocidade/potência do motor de combustão.
Validação do modelo anterior com FEM
Alteração ao protótipo para otimização de desempenho.
Deliverables
Protótipo e seus resultados.
Deliverables
Tese de dissertação
Apresentação em conferência e/ou artigo em revista