�rea Cient�fica: Electrónica de Potência
Desenvolvimento de um Sistema de Acionamento para Motor de Indução
Publicada a 2013-01-15
Aluno: Hélder Tiago da Silva Fernandes      N�mero: 48181       Email: A48181@alunos.uminho.pt
Data in�cio: 04/11/2011      Data Conclus�o: 13/12/2012 

Orientador(es):
Nome: João Luiz Afonso      Email: jla@dei.uminho.pt   

Arguente(s):
Nome: João Carlos Aparício Paulo Fernandes       Email: aparicio@dei.uminho.pt 
Nome: Henrique Nuno Baptista Gonçalves       Email: hgoncalves@dei.uminho.pt 
Data da defesa: 13/12/2012      
vers�o electr�nica

Descri��o:

Com a aposta crescente em veículos elétricos, cada vez mais é importante desenvolver tecnologia para os mesmos. Apesar de se voltar a falar neste tipo de veículos, a criação destes não é recente, os primeiros veículos elétricos foram desenvolvidos na Europa, (França e Inglaterra), por meados do séc. XIX [1]. No início do século XX, os veículos elétricos foram detentores de recordes de velocidade e de autonomia. Foi também neste século que se deu a maior revolução da indústria automóvel, mas a favor dos veículos a combustão de energias fosseis. Até aqui havia maior procura por veículos elétricos pelo facto de serem mais fáceis de conduzir, pela ausência de caixa de velocidades, menos poluentes, mais silenciosos e económicos em termos de manutenção, mas as dificuldades em termos de autonomia já eram evidenciadas naquela época, o que facilitou a concorrência com o veículo de combustão interna, ainda no século XX [1]. O aperfeiçoamento das estradas e a descoberta de petróleo nos E.U.A. (Estados Unidos da América) contribuíram para o declínio do veículo elétrico, contrastando com a rápida conquista de mercado do veículo de combustão interna. Além deste último custar cerca de três vezes menos, também era mais rápido de se construir face ao seu concorrente [2].

O desaparecimento do veículo elétrico privado deu-se por volta de 1930, reaparecendo nas décadas de 60 e 70 com a crise do petróleo e a consequente necessidade de encontrar alternativas ao uso de combustíveis fosseis. A evolução até aos dias de hoje tem sido persistente. Com a introdução de políticas para um desenvolvimento sustentável à escala global e de políticas internacionais para, a redução de emissões de gases com efeito estufa, têm incentivado o reaparecimento dos veículos elétricos [2].

Esta dissertação tem por objetivo o estudo pormenorizado e desenvolvimento de inversores e sistemas de controlo para motores elétricos (especificamente para o motor de indução), que possam ser aplicados em veículos elétricos.


Objectivos:

Esta proposta pretende dar continuidade a uma linha de investigação já iniciada na área dos Veículos Elétricos no GEPE-UM (Grupo de Eletrónica de Potência e Energia da Universidade do Minho). Esta dissertação tem por objetivo o estudo pormenorizado e o desenvolvimento de inversores e sistemas de controlo para os motores elétricos (mais especificamente para o motor de indução), que possam ser aplicados aos veículos elétricos. Dessa forma, pretende-se que no final do trabalho seja possível comparar o desempenho do sistema de controlo e inversor desenvolvido para acionar um motor de indução com outros tipos de inversores e motores aplicáveis aos veículos elétricos.

Este trabalho envolverá as seguintes tarefas:

  • Pesquisa bibliográfica sobre o "estado da arte" dos tipos de motores de indução, sistemas de controlo e conversores de eletrónica de potência utilizados em veículos elétricos. (2 meses)
  • Pesquisa sobre técnicas de controlo para o inversor que aciona o motor de indução. (1 mês)
  • Estudo, com recurso a simulações computacionais, das estratégias de controlo e topologias aplicáveis ao sistema de acionamento de motores de indução para veículos elétricos. (2 meses)
  • Estudo da plataforma para desenvolvimento do sistema de controlo a ser implementado no veículo elétrico. (1 mês)
  • Implementação da eletrónica necessária para o controlo e acionamento do motor de indução. (2 meses)
  • Realização de ensaios em bancada do sistema de controlo e de acionamento implementados. (1mês)
  • Comparação dos resultados experimentais obtidos com resultados de simulação, e com resultados alcançados com outros motores, sistemas de controlo e acionamento. (1 mês)
  • Escrita da Dissertação de Mestrado. (2 meses)
  • Escrita de um Artigo Técnico.

Links importantes:
http://www.sinus-pq.com - http://dei-s1.dei.uminho.pt/gepe

Palavras chave:
Veículo Elétrico, Motor de Indução, Inversores de Eletrónica de Potência, Sistemas de Controlo, IGBT (Insulated Gate Bipolar Transistor).

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