A condução autónoma representa um desenvolvimento não apenas tecnológico, mas também pode trazer benefícios sociais e económicos, como se sabe morrem milhares de pessoas por ano nas estradas de todo o mundo. Esta área inclui sistemas de segurança que podem minimizar ou evitar acidentes, inclui sistemas auxiliares à condução, no caso de condutores que apresentam algum tipo de deficiência, sistemas de optimização no uso dos recursos energéticos como fonte de energia e pode reduzir o custo de transporte de bens e mercadorias. Pensa-se que a implementação deste tipo de sistemas, aliada à utilização de fontes energéticas amigas do ambiente, seja o maior avanço na tecnologia automóvel até ao ano 2020.
Os objetivos deste trabalho são:
1) Utilizar a estrutura existente de um automóvel à escala e desenvolver/adquirir o hardware necessário para o seu correcto funcionamento
2) Utilizar um computador principal que permitirá o controlo de todo o hardware do veículo, sendo por isso necessário o desenvolvimento dos drivers que permitam essa ligação
3) O processamento de imagem, através da utilização de uma câmara Microsoft Kinect, afim de permitir destacar e detectar o semáforo e consequente acção
4) Utilizar a mesma câmara do ponto anterior, e também por visão artificial, perceber os contornos da pista para seguir a mesma sem sair, evitar obstáculos e seguir correctamente na zona de obras