Cabo Verde é composto por um conjunto de dez ilhas, das quais nove são habitadas, sendo destas oito ilhéus. Cabo Verde apresenta uma superfície total de 4.033 km2 , e situa-se a 500 km da costa Senegalesa e a 1.500 km a sul das Canárias.
Actualmente um dos principais problemas no Mundo é o consumo de energia, sendo que o petróleo representa a fonte com o maior percentual de utilização. Em Cabo Verde destaca-se a predominância da utilização de combustíveis fósseis como principais fontes de energia, com mais de 90% de participação na produção de electricidade, especialmente através do uso de Diesel em centrais térmicas. Uma vez que Cabo Verde não possui esse tipo de combustível em seu território, o país necessita importar todo o combustível utilizado para a produção de energia eléctrica, sendo esta uma factura consideravelmente elevada nos gastos anuais do país. Em Cabo Verde o sistema de produção de energia eléctrica baseia-se essencialmente na exploração, através de redes isoladas, de centrais termoeléctricas a Diesel equipadas com geradores síncronos.
Como já foi referido Cabo Verde é um arquipélago, pelo que existem bastantes fragilidades decorrentes da descontinuidade relacionada com a sua natureza insular. No entanto, devido a sua localização geográfica bastante privilegiada, Cabo Verde tem os três maiores recursos para a produção de Energias Renováveis: Vento, Sol e Mar.
A população em Cabo Verde está distribuída por áreas urbanas, semi-urbanas e rurais, sendo de realçar a existência de populações dispersas. Esta situação demográfica traz enormes problemas à rede de distribuição de energia eléctrica, principalmente por este se tratar de um país com grau de desenvolvimento médio.
O governo Cabo-Verdiano, em conjunto com as empresas do sector energético e com parceiros internacionais, têm desenvolvido estudos que visam analisar a viabilidade do recurso à utilização de fontes de energia renovável no país.
Pretende-se com este trabalho de Dissertação de Mestrado fazer um estudo sobre a Qualidade de Energia Eléctrica em Cabo Verde, de modo a caracterizar a situação actual e a apresentar algumas recomendações. O presente trabalho tem também como objectivo, por outro lado, estudar o potencial de Cabo Verde (em algumas zonas) para a produção de energia a partir de fontes renováveis, nomeadamente a eólica e a fotovoltáica, uma vez que já têm sido feitos estudos relativos a estas fontes em Cabo Verde. Deseja-se ainda avaliar a integração na rede pública destes tipos de fontes de energia renovável, bem como, analisar o impacto dessas fontes na Qualidade da Energia Eléctrica fornecida.
No âmbito deste trabalho será ainda feito um inquérito a algumas empresas, indústrias e a consumidores residenciais, com relação à Qualidade de Energia Eléctrica. Visto que os consumidores actuais utilizam cargas não lineares, que fazem com que as correntes que circulam nas linhas contenham harmónicos, almeja-se obter alguns dados relativos a este problema. Pretende-se também realizar algumas medições para se registar a evolução da tensão eléctrica ao longo do dia em alguns consumidores. Com base nesses dados adquiridos, e a partir de informações fornecidas por duas entidades ligadas ao sector energético de Cabo Verde, a ARE (Agencia de Regulação Económica) e a ELECTRA S.A, neste trabalho serão modelados alguns sistemas de distribuição de energia eléctrica de média tensão de algumas das ilhas de Cabo Verde.