Os métodos de produção industrial são cada vez mais idealizados de modo a permitir alcançar o máximo de eficiência e rigor, de forma a obter um produto mais fiável com um menor custo possível. Contudo, para que estes objetivos possam ser alcançados, é necessário dotar o processo de um conjunto de ferramentas adicionais que facilitem a análise e compreensão do estado e desempenho do produto para que possa ser sujeito a intervenções evolutivas que visem o seu aperfeiçoamento.
Foi nesse sentido que surgiu a possibilidade de desenvolver um sistema de gestão da manutenção de equipamentos de linhas de produção, que incorpore uma base de dados (BD) e um interface para a recolha de dados dos equipamentos, recorrendo a ferramentas Web. Este projeto irá ser desenvolvido em ambiente industrial, mais concretamente na empresa Bosch Car Multimédia Portugal S.A. (Braga) , de modo a permitir um contacto mais direto com as necessidades reais do processo e da empresa.
1. Levantamento da situação atual
Numa primeira fase pretende-se analisar a situação atual da empresa e quais as necessidades a suprir com a implementação deste sistema.
2. Estudo do estado da arte
O objetivo desta segunda fase é averiguar quais as tecnologias mais apropriadas para realizar o trabalho, bem como efetuar um estudo do seu funcionamento e aplicação.
3. Definição da estrutura da base de dados (Modelo relacional)
Nesta fase, importa estruturar devidamente a solução que se pretende implementar, nomeadamente o modelo relacional da base de dados. Este processo é interativo e iterativo uma vez que serão necessários ajustes posteriores de acordo com a implementação.
4. Implementação de um sistema de recolha de dados com interface web
Esta fase incluirá todo o trabalho de construção do sistema de gestão e manutenção dos equipamentos das linhas de montagem, tendo por isso sido reservado para si a tarefa com maior duração.
5. Implementação de rotinas de tratamento de dados
Depois de armazenados os dados através do sistema de recolha, torna-se necessária a implementação de rotinas de apoio à decisão capazes de tratar e apresentar os dados e as conclusões a que podemos chegar mediante a análise dos dados.
6. Escrita da dissertação
Esta tarefa consiste na escrita de um documento ilustrativo de todo o trabalho desenvolvido no decorrer desta dissertação.