Nos dias de hoje, a maior parte da energia produzida é basicamente obtida com a queima de combustíveis fosseis tais como carvão e petróleo.
Em virtude do esgotamento deste tipo de combustíveis, da poluição causada pelos mesmos e da preocupação com o ecossistema, o Homem foi obrigado a encontrar novos métodos de produção de energia, por meios inesgotáveis para salvaguardar o planeta.
Um destes métodos é através de painéis fotovoltaicos. Por ter uma quantidade de energia disponível para conversão inesgotável, este método é considerado como uma das alternativas energéticas mais atraentes e vantajosas, dando também ao produtor alguma rentabilidade financeira.
Em novembro de 2010, a DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia) lançou um procedimento de concurso para atribuição de capacidade de 150 MW de injeção na RESP (Rede Elétrica de Serviço Público), para energia elétrica produzida a partir de centrais solares fotovoltaicas.
No âmbito do referido concurso público, Nº1/FV/2010, foi adjudicada à empresa DST Solar uma licença de instalação de uma central fotovoltaica com potência de injeção até 2MW e ponto de ligação na Zona de Rede de Riba d'Ave.
Tendo os concorrentes terão sido simultaneamente notificados da decisão da DGEG, deverão os mesmos apresentar o respetivo projeto de engenharia para obtenção da licença de estabelecimento, no prazo de 12 meses após notificação, o qual se fixa em agosto de 2012.
Objectivos:
Execução de projeto de engenharia para instalação de central fotovoltaica de ligação à RESP (Rede Elétrica de Serviço Publico) com ponto de ligação previamente definido.
Tarefas:
- 1. Dimensionamento da central FV, em potência e espaço.
- 2. Definição do terreno apropriado para a instalação da central.
- 3. Definição de tecnologia foto voltaica a considerar.
- 4. Estudo cartográfico e geológico do terreno.
- 5. Definição de estrutura de fixação.
- 6. Definição de equipamentos elétricos e de eletrónica de potência a considerar.
- 7. Elaboração de projeto elétrico em função de equipamentos pré-definidos.
- 8. Integração de projeto elétrico com projeto de execução, obra civil.
- 9. Estudo de viabilidade económica do projeto.
- 10. Escrita da dissertação.
Cronograma:
- Tarefa 1: 1,5 meses.
- Tarefa 2: 1 mês.
- Tarefa 3: 0,5 meses.
- Tarefa 4: 1,5 meses.
- Tarefa 5: 0,5 meses.
- Tarefa 6: 1,5 meses.
- Tarefa 7: 2 meses.
- Tarefa 8: 1,5 meses.
- Tarefa 9: 1 mês.
- Tarefa 10: Concorrente com as anteriores.
Referências Bibliográficas
- 1. Muhammad H. Rashid; Power Electronics Handbook; Academic Press, 2001.
- 2. Ricardo L. Pregitzer, Tiago N. Sousa, Júlio S. Martins e João L. Afonso - Interface entre Fontes de Energia Renovável e a Rede Eléctrica. Conferência sobre Energias Renováveis e Ambiente em Portugal, Figueira da Foz, 5-7 de Maio, 2005.
- 3. Paulo Ferreira, Manuel Trindade, Júlio S. Martins e João L. Afonso - Interfaces for Renewable Energy Sources with Electric Power. Environment 2010: Situation and Perspectives for the European Union, Porto, Portugal, 6-10 de Maio, 2003.
- 4. Constantino Soares; Instalações eléctricas de baixa tensão; Projecto, Execução e Exploração; Direcção Geral de Energia e Geologia, CERTIEL; 2006.
- 5. Catálogo de normas 2002; IPQ (Instituto Português da Qualidade).
Palavras chave:
Energia solar fotovoltaica, energias renováveis, central fotovoltaica, painéis fotovoltaicos.