A Qualidade de Energia Eléctrica (QEE) é um aspecto importante que juntamente com o preço, define o valor que os clientes atribuem à energia eléctrica que consumem. Ao longo da última década a atenção da comunidade científica sobre a QEE aumentou de uma forma acentuada. Relacionado a este aumento de interesse encontram-se razões como a iminente desregulação do mercado da energia, o aumento da complexidade das redes de eléctricas, a sensibilidade da maioria das cargas actuais e a preocupação em aumentar a eficiência energética. É estimado que problemas relacionados com a QEE custem à indústria e ao comércio da União Europeia mais do que € 150 mil milhões por ano [1]. Este valor tenderá a aumentar no futuro com a introdução crescente de cargas não-lineares sensíveis a problemas de QEE nas habitações, empresas de serviço e comércio, e em indústrias. Todavia o impacto adverso dos problemas de QEE nas cargas, e no sistema eléctrico como um todo, pode ser minimizado, pois existem equipamentos de compensação capazes de solucionar ou mitigar estes problemas [2].
Exemplos desses equipamentos de compensação são os Filtros Activos de Potência. Existem duas topologias básicas de Filtros Activos, paralela e série, sendo cada uma destas capaz de lidar com diferentes problemas de Qualidade de Energia Eléctrica. A topologia paralela é normalmente utilizada para corrigir problemas relacionados com a corrente consumida por uma carga e com a potência reactiva (distorção harmónica da corrente, desequilíbrios de corrente e correcção de factor de potência), ao passo que a topologia série é mais indicada para lidar com os problemas relacionados com a tensão (distorção harmónica da tensão, flutuações da tensão, subtensões e sobretensões, desequilíbrios de tensão) [3].
Esta Dissertação de Mestrado Integrado debruça-se sobre os Filtros Activos de Potência do Tipo Série, e consiste no estudo, implementação e teste de um Filtro Série Monofásico ou Trifásico, para compensação de harmónicos de tensão, e sem alimentação do lado CC. Desta forma, para além de produzir as tensões de compensação, o próprio conversor série ficará encarregado de realizar a regulação da tensão do lado CC.
Esta proposta pretende dar continuidade a uma linha de investigação já iniciada na área dos Filtros Activos no GEPE-UM (Grupo de Electrónica de Potência e Energia da Universidade do Minho). Esta Dissertação de Mestrado Integrado consiste na implementação e teste de um Filtro Activo Série Monofásico ou Trifásico, apenas para compensação de harmónicos de tensão, e sem alimentação do lado CC, i.e., o próprio conversor série faria a regulação da tensão do lado CC. A seguir são apresentadas algumas referências que podem ser consultadas para melhor se compreender o que é proposto.