A geração de energia a partir da ondulação marítima faz-se através da instalação de plataformas, que formam grupos geograficamente espalhados por zonas próximas da costa. Estas plataformas estão presas por cabo e são dotadas se um sistema electromecânico cuja monitorização é necessário fazer.
Este trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema de monitorização que forneça um interface fácil de utilizar, disponível através da web e que disponibilize de forma eficiente e flexível o estado de um elevado número de plataformas. O sistema de monitorização será constituído por uma Rich Internet Application (RIA) que integrará um servidor de base de dados que armazene o estado de todas as plataformas, e uma aplicação cliente web disponível em qualquer plataforma (Windows, Linux, Mac...) que permita a consulta dessa informação de uma forma intuitiva e optimizada. Concretamente, essa aplicação incluirá a localização geográficos das plataformas, e o destaque de estados mais problemáticos. O interface será baseado em duas vistas das plataformas: num mapa e numa tabela.
Pretende-se avaliar várias tecnologias alternativas de implementação como Ajax (HTML5), JavaFX e Flex, diferentes serviços de informação geográfica como Google Maps, Yahoo Maps e Bing Maps, e também diferentes tecnologias de interligação/comunicação como HTTP e web services REST e SOAP. Os serviços de informação geográfica não fornecem APIs para todas as linguagens consideradas e também restringem os protocolos/tecnologias de comunicação cliente-servidor. O objectivo final é escolher uma solução que seja eficiente e integre as tecnologias mais favoráveis à manutenção do sistema, e implementar um protótipo que integre todas as funcionalidades base pretendidas.
1. Instalação e configuração da base de dados.
2. Desenvolver aplicações cliente em JavaFX, Flex e Ajax com as funcionalidades gráficas básicas pretendidas.
3. Implementar a ligação a serviços de informação geográfica gratuitos como os da Google, Yahoo e Bing, tendo em conta que nem todos disponibilizam APIs Java, Flex e Ajax.
4. Integrar a ligação à base de dados em cada uma das aplicações anteriores, experimentando diferentes tecnologias como HTTP e web services (SOAP e REST).
5. Implementar o protótipo funcional do sistema.
6. Implementar uma aplicação de teste que forneça dados fictícios à base de dados e permita demonstrar o protótipo.
7. Escrever a dissertação.