Uma aplicação que tem renovado o interesse nos materiais termoeléctricos é a sua utilização para recuperar parte da energia térmica desperdiçada nos motores de combustão pois a energia térmica perdida nos gases de escape pode mesmo exceder a energia útil mecânica. Considerando a potência (em baixa carga) de um automóvel (10 kW) com um rendimento de 25%, considerando as perdas do motor pelo circuito de arrefecimento e outras perdas térmicas, mais de 15 kW de energia térmica estão disponíveis no escape. No entanto, a elevada temperatura a que os gases podem sair no escape são muito superiores às suportadas pelos geradores termoeléctricos. O dispositivo para redução de temperatura foi já estudado em trabalho anterior, pelo que á agora necessário implementar todo o sistema de geração.
Objectivos
Projectar simular, construir e caracterizar um protótipo para geração de energia eléctrica, utilizando a energia térmica desperdiçada na exaustão de motores de combustão.
Tarefas
Estudo dos dispositivos de efeito Seebeck e Peltier.
Estudo do estado da arte.
Caracterização do sistema de exaustão do automóvel, em particular caudal e temperatura dos gases.
Projecto e simulação de um gerador termoeléctrico para aproveitamento de calor.
Desenho e fabrico de um gerador termoeléctrico.
Testes e caracterização do dispositivo.
Optimização.
Escrita de relatório e artigo.