�rea Cient�fica: Electrónica e Instrumentação
Gerador termoeléctrico para escape do automóvel com controlo de temperatura
Publicada a 2012-01-13
Aluno: Rui Manuel de Abreu Sousa      N�mero: 48008       Email: a48008@alunos.uminho.pt
Data in�cio: 01/11/2010      Data Conclus�o: 06/12/2011 

Orientador(es):
Nome: Jorge Martins      Email: jmartins@dem.uminho.pt   
Nome: Luis Miguel Valente Gonçalves      Email: lgoncalves@dei.uminho.pt   

Arguente(s):
Data da defesa: 06/12/2011      Sala: 17h00

vers�o electr�nica

Descri��o:

Uma aplicação que tem renovado o interesse nos materiais termoeléctricos é a sua utilização para recuperar parte da energia térmica desperdiçada nos motores de combustão pois a energia térmica perdida nos gases de escape pode mesmo exceder a energia útil mecânica. Considerando a potência (em baixa carga) de um automóvel (10 kW) com um rendimento de 25%, considerando as perdas do motor pelo circuito de arrefecimento e outras perdas térmicas, mais de 15 kW de energia térmica estão disponíveis no escape. No entanto, a elevada temperatura a que os gases podem sair no escape são muito superiores às suportadas pelos geradores termoeléctricos. O dispositivo para redução de temperatura foi já estudado em trabalho anterior, pelo que á agora necessário implementar todo o sistema de geração.


Objectivos:

Objectivos

Projectar simular, construir e caracterizar um protótipo para geração de energia eléctrica, utilizando a energia térmica desperdiçada na exaustão de motores de combustão.

Tarefas

Estudo dos dispositivos de efeito Seebeck e Peltier.

Estudo do estado da arte.

Caracterização do sistema de exaustão do automóvel, em particular caudal e temperatura dos gases.

Projecto e simulação de um gerador termoeléctrico para aproveitamento de calor.

Desenho e fabrico de um gerador termoeléctrico.

Testes e caracterização do dispositivo.

Optimização.

Escrita de relatório e artigo.


Copyright © DEI Universidade do Minho - Todos os direitos reservados
Powered byNetmove