A aplicação de sensores inerciais para obtenção do deslocamento de plataformas móveis é já utilizada em alguns âmbitos com relativo sucesso. Estes sensores permitem a aquisição de valores instantâneos de aceleração e velocidade angular que, quando combinados, podem revelar com alguma precisão o caminho tomado e distâncias percorridas por um robô móvel. Mas para que isto aconteça, alguns parâmetros dos sensores a utilizar tem que ser conhecidos, bem como o seu comportamento dinâmico, para que os erros acumulados nos diversos cálculos efectuados, especialmente integrações, não sejam significativamente introduzidos no resultado final. Dada a necessidade de utilização destes dispositivos em diversos tipos de aplicações robóticas, é essencial que o dispositivo possa comunicar de uma forma padronizada com qualquer plataforma, tanto a nível de hardware, como de software, bem como na estrutura e conteúdo dos seus dados.
Os objectivos propostos são:
1) Efectuar o estado da arte da utilização de sensores inerciais e escolher os melhores dispositivos e algoritmos para tratamento dos dados.
2) Desenvolver uma plataforma de hardware compacta que possibilite o desenvolvimento dos algoritmos e aplicável a qualquer robô móvel.
3) Teste do dispositivo criado em diversos robôs móveis
4) Estudo da sua robustez, fiabilidade e taxas de erro