�rea Cient�fica: Sistemas de Energia
Reaproveitamento de calor para geração de energia eléctrica no automóvel, com dispositivos de efeito Peltier e heat-pipes
Publicada a 2011-03-30
Aluno: Joaquim Adérito Araújo Antunes      N�mero: 46219       Email: a46219@alunos.uminho.pt
Data in�cio: 01/01/2010      Data Conclus�o: 21/03/2011 

Orientador(es):
Nome: Jorge Martins      Email: jmartins@dem.uminho.pt   
Nome: Luis Miguel Valente Gonçalves      Email: lgoncalves@dei.uminho.pt   

Arguente(s):
Nome: João Paulo Pereira Carmo       Email: jcarmo@dei.uminho.pt 
Nome: Francisco C. Pimenta de Brito       Email: francisco@dem.uminho.pt 
Data da defesa: 21/03/2011      Sala: Sala de Actos - 15h30m

vers�o electr�nica

Descri��o:

Uma aplicação que tem renovado o interesse nos materiais termoeléctricos é a sua utilização para recuperar parte da energia térmica desperdiçada nos motores de combustão pois a energia térmica perdida nos gases de escape pode mesmo exceder a energia útil mecânica. A parte respeitante à energia térmica (90 ºC a 110 ºC) perdida no circuito de arrefecimento poderá também ser aproveitada. Considerando a potência (em baixa carga) de um automóvel (10 kW) com um rendimento de 25%, considerando as perdas do motor pelo circuito de arrefecimento e outras perdas térmicas, mais de 15 kW de energia térmica estão disponíveis no escape.


Objectivos:

 

Projectar simular, construir e caracterizar um protótipo para geração de energia eléctrica, utilizando a energia térmica desperdiçada na exaustão de motores de combustão. Utilizar Heat-Pipes de condutância variável para limitar a temperatura de funcionamento, protegendo o gerador de sobreaquecimento.

 

Tarefas

1. Estudo dos dispositivos de efeito Seebeck e Peltier. 1 mês

 Como funcionam

 Como modelar (matematicamente) o seu comportamento térmico/eléctrico, nomeadamente:

  Tensão/corrente gerada, em função da temperatura

  Calor absorvido

  Rendimento

 Como as características (numero de junções, comprimento de cada elemento, propriedades dos materiais, ...) influenciam o comportamento dos dispositivos.

 Quais as condições de funcionamento? Temperatura máxima? Dilatação?

 

2 Estudo do estado da arte. 1 mês

 O que já foi feito?

 Como foi feito?

 Que resultados foram obtidos?

 Que problemas foram detectados?

Deliverables (até 1 Mai)

 Texto sobre estado da arte, a incorporar posteriormente na tese.

 

3. Caracterização do sistema de exaustão do automóvel, em particular caudal e temperatura dos gases. 1 mês

 Obter caudal típico e temperatura dos gases de escape para um motor a gasolina, a circular em diversas situações?

 Qual a potência térmica disponível?

 Qual o local do sistema de exaustão mais adequado para a instalação do dispositivo gerador?

 Obter informações obre banco de ensaio de motores disponível no dep. de eng. mecânica.

Deliverables (até 1 Jun)

 Texto caracterização do sistema de exaustão, a incorporar posteriormente na tese.

 

4. Projecto e simulação de um gerador termoeléctrico para aproveitamento de calor. 3 meses

 Projectar um dispositivo gerador.

 Prever matematicamente o seu comportamento.

 Simular o seu comportamento termoeléctrico com ferramentas FEM.

 Simular o seu comportamento termo-mecânico com ferramentas FEM.

 Aquisição de material para fabrico do protótipo.

Deliverables  (até 1 Out)

 Capítulo Modelação e Simulação da tese, que inclui:

 Projecto do dispositivo gerador.

 Modelo matemático para prever a potência de saída, em função do caudal/temperatura dos gases ou velocidade/potência do motor de combustão.

 Validação do modelo anterior com FEM

 

5. Desenho e fabrico de um gerador termoeléctrico. Testes e caracterização do dispositivo. 3 meses

 Fabrico do dispositivo gerador.

 Testes e caracterização.

 

6. Optimização. 1 mês

 Alterações ao protótipo para optimização de desempenho.

Deliverables (até 1 Fev)

 Protótipo e seus resultados.

 

7. Escrita de relatório e artigo. 1 mês

Deliverables (até 1 Mar)

 Tese de dissertação

 Apresentação em conferência e/ou artigo em revista


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