Robôs futebolistas são uma categoria de robôs da competição de robótica mundial conhecida como RoboCup. Esta competição está dividida em ligas sendo a principal a liga MSL (Middle Size League). Os robôs desta liga são autónomos, tem a dimensão máxima de 0,5 m x 0,5 m x 0,8 m, jogam no máximo 6 robôs por equipa, comunicam por rede sem fios (WiFi) e podem comunicar com um computador externo conhecido como monitor, que pode agir como treinador da equipa. O meio onde o robô se movimenta é conhecido, o campo de futebol. Este mede 18 m x 12 m, constituido por uma alcatifa de cor verde, com marcações ou linhas de campo e balizas brancas, e alguns círculos pretos e brancos em posições específicas do campo. Por forma a que o robô possa jogar, é necessário que este cumpra um conjunto de regras básicas, tal como evitar o embate noutros robôs, localize a bola de jogo e consiga rematar ou levar esta mesma à baliza adversária. Sem a noção da sua posição em campo, um robô futebolista consegue localizar a bola e até marcar golo, mas não consegue efectuar passes, repor a bola em jogo e desenvolver qualquer estratégia de jogo. O conhecimento da sua localização é por isso importante e necessária. Algumas equipas conseguiram desenvolver um conjunto de algoritmos, que baseados nas linhas do campo, o robô consegue identificar com alguma precisão a sua posição em campo. Nessa sequência, será também importante ter uma noção da posição das demais entidades na linha de vista do robô e reportá-las ao computador externo, o monitor.
Os objectivos propostos são:1) Estudar os algoritmos de localização já desenvolvidos por outras equipas2) Implementar esses algoritm os no robô futebolista e efectuar os testes necessários3) Identificar a posição de outras entidades na vizinhança e linha de vista do robô4) Enviar as suas próprias coordenadas, bem como as coordenadas das entidades identificadas ao monitor