O desenvolvimento de interfaces entre homem e máquina tem vindo a crescer, sendo a área de entretenimento a que mais tem contribuido para esse crescimento. Esses interfaces utilizam das mais variadas tecnologias de sensores desde inerciais, ópticos, encoders, temperatura, visão por computador, etc. As leituras efectuadas dos valores dos sensores são então convertidos em unidades de deslocamento e enviadas para a máquina (ex: computador, consola de jogos) para assim estabelecer uma relação entre a acção estabelecida pelo utilizador com uma reacção exercida pela máquina.Nos interfaces onde a visão por computador é utilizada, algumas aplicações conhecidas são na área das consolas de jogos onde o jogador interage com o jogo movendo-se à frente de uma câmara posicionada algures na parte frontal do ecrã. Em aplicações na área da saúde, esta tecnologia pode trazer uma melhor qualidade de vida para aqueles que mais necessitam e que vivem por completo dependentes de outras pessoas. O exemplo disso são as pessoas com tetraplegia ou quadriplegia, que é uma paralisia que afecta o funcionamento muscular de todas as quatro extremidades do corpo, superiores e inferiores, juntamente à própia musculatura do tronco. Um paciente nestas circunstânicas, perde a mobilidade total ficando resignado ao quase simples movimento dos olhos para interagir com o mundo. Nesse sentido, é necessário tirar partido desse único meio de comunicação e relacionar os movimentos que o paciente consegue fazer dos olhos, duma forma controlada, e passar essa informação para uma forma inteligivel, controlando um computador.
Os objectivos propostos são:1) Definição dos requisitos de hardware e software do projecto - computador, ecrã, câmara, lente, sistema operativo, ambiente de desenvolvimento, etc.2) Criação de uma estrutura de suporte para todo o hardware, com facilidade de manuseamento, posicionamento e de colocação em funcionamento3) Desenvolvimento de algoritmos de visão por computador para localização e seguimento da íris do utilizador4) Aplicação dos resultados dos algoritmos de visão na acção a executar