O autismo é uma perturbação global do desenvolvimento humano. Ainda não se
conseguiu compreender qual ou quais as razões do bloqueio cerebral, que provocam
problemas de socialização, interacção e comunicação, característicos deste tipo de
deficiência. Muitas vezes, associadas ao autismo, surgem outras deficiências,
nomeadamente deficiências mentais, motoras e verbais.
Existem algumas terapias que abordam a utilização de técnicas de turn-taking, como
uma possível solução terapêutica para o desenvolvimento da interacção e sociabilização
de pessoas autistas.
Com base na utilização de técnicas simples de turn-taking pretende-se neste projecto
promover a interacção entre dois jovens autistas, utilizando uma plataforma robótica
como mediador da comunicação.
O projecto enquadra-se numa parceria entre a Universidade do Minho e a Associação
Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de
Braga. O público-alvo foi dois jovens utentes da APPACDM com idades
compreendidas entre os 17 e os 18 anos portadores do espectro autista e com deficiência
mental.
O estudo experimental dividiu-se em duas fases distintas. Numa primeira fase,
denominada de Fase de Demonstração, o robô foi apresentado aos jovens autistas em
contexto de sala de aulas, evitando assim uma quebra de rotina. Numa fase posterior,
Fase de Interacção, foi dada a oportunidade a cada autista, individualmente, de interagir
com o robô e com os pares, com o intuito de promover o turn-taking de forma a atingir
bons padrões de interacção. As sessões foram gravadas em video, para posterior análise
e os resultados foram quantificados em termos de indicadores previamente definidos,
dos quais se destacam a frequência e número de contactos físicos e visuais, os
indicadores qualitativos de reacção/acção ao robô, os de utilização do robô ou de
reacção/acção à retirada do robô.
Os jovens autistas, ao longo das várias sessões, responderam aos estímulos do robô,
permitindo concluir que um robô poderá ser utilizado para estimular a interacção e
comunicação social. (nota:quantificar melhor os resultados)