A refrigeração possui um papel importante na Industrial Hoteleira. O armazenamento de produtos alimentares em equipamentos de refrigeração e congelação está presente nesta Indústria. Para assegurar a qualidade dos produtos armazenados, é exigido por lei o registo de temperatura dos produtos em intervalos de tempo pré-determinados.
Existem já no mercado, sistemas de monitorização e controlo de processos de refrigeração. No entanto, estes sistemas apresentam características não - modulares, sem possibilidade de expansão de funções e possuem um custo elevado. A maior parte destes sistemas pertencem às marcas de fabricantes de controladores de temperatura.
Nesta dissertação, é descrito o desenvolvimento de um sistema flexível, modular e versátil de monitorização e controlo de um sistema de refrigeração num estabelecimento comercial, em particular, um talho. O projecto consiste na ligação em rede de controladores locais de temperatura das arcas frigoríficas e comunicação com o sistema central de gestão de informação e de alarmes.
Numa primeira fase, estudou-se qual a configuração de controlo mais adequada ao sistema comercial (em termos económicos e de implementação): utilizar os controladores já existentes, verificando a possibilidade de ligação em rede, ou substituição por controladores de temperatura com ligação em rede já incorporada.
O controlo do sistema de refrigeração foi realizado através de um controlador de temperatura e de um controlador lógico programável (autómato). O sistema de monitorização é responsável pela recolha, armazenamento e geração de relatórios das temperaturas recolhidas no sistema de refrigeração. Sendo assim, foi desenvolvido uma aplicação em LabVIEW destinada à recolha de temperaturas guardadas do autómato e respectivo armazenamento numa Base de Dados em Microsoft Access 2007. De forma a restringir o acesso a temperaturas guardadas na base de dados, desenvolveu-se um módulo de gestão de utilizadores. Os relatórios de temperatura gerados em LabVIEW são disponibilizados em dois formatos: Portable Document Format (PDF) ou Excel.
Foram realizados testes do sistema em ambiente de laboratório, e os resultados permitem concluir que o projecto desenvolvido viabiliza o desenvolvimento de sistemas flexíveis de monitorização e controlo de sistemas de refrigeração.